Da Redação 12/04/2004 – 09h03 – O calendário de eventos 2004 do Sapia já está traçado: Workshop compras e compradores, dias 22 e 23 de junho em São Paulo, SP; Laboratório, dias 1 e 2 de setembro em Paulínia, SP ou Santa Maria, RS (cidade a definir) e Fabricação de alimentos para animais: Processos e equipamentos, dias 27 e 28 de outubro em Cascavel (PR).
Chegando ao seu quarto ano de vida, sempre com o patrocínio da Adisseo, o Sapia teve avaliação ótima por 95% de seus participantes em 2003, ano em que apresentou três módulos: Construindo o índice brasileiro para rastreabilidade (São Paulo, SP – junho de 2003); Equipamentos na fabricação de alimentos para animais (Paulínia, SP – setembro de 2003), e Fabricação de alimentos para animais: Processos e equipamentos (Recife, PE – novembro de 2003).
Vale lembrar que o módulo Construindo o índice brasileiro para rastreabilidade resultou num guia orientativo para montagem e implantação de um projeto de rastreabilidade. O material, que traz a íntegra das palestras e debates do evento, pode ser acessado livremente por meio da internet no endereço http://www.sapia.com.br
E o módulo Equipamentos na fabricação de alimentos para animais foi o maior realizado até hoje, com mais de 100 participantes. “Cerca de 30 profissionais não puderam assisti-lo, uma vez que extrapolou em muito o número de vagas previsto – cerca de 30 lugares”, diz Francisco Navas Filho, coordenador do Sapia.
Calendário 2004
Para quem acompanha o Sapia desde o início, o calendário de 2004 merece algumas explicações.
Realizado pela última vez em 2002, já estava em tempo de atualizar o módulo sobre Laboratório, “pois surgiram novidades nesse tempo e precisamos reciclar os principais conceitos”, explica Navas.
O módulo sobre processos e equipamentos, por sua vez, foi formatado para ser realizado em diferentes regiões, como já aconteceu ano passado em São Paulo e Recife. “Agora chegou a vez de Cascavel recebê-lo, uma vez que a cidade concentra ao seu redor um importante pólo produtor de aves e suínos”.
“Quanto ao inédito Workshop compras e compradores, trata-se de um tema que vínhamos ensaiando apresentar há bastante tempo”, diz Navas. “Devido à grande concentração de fornecedores e centros de compras das empresas em São Paulo, achamos melhor programá-lo para ser realizado na capital paulista”, justifica.
Sobre o Sapia
Lançado oficialmente em 24 de fevereiro de 2000, o Sapia (Sistema de Aperfeiçoamento da Indústria de Alimentos) nasceu da iniciativa de um grupo de pessoas, de diferentes empresas do setor de alimentação, preocupadas em desenvolver mecanismos eficazes para aprendizagem técnica e gerencial, utilizando as experiências dos próprios profissionais da área.
Desde seu início conta com a adesão de nomes importantes do mercado como Sadia, Agribrands, Perdigão, Doux-Frangosul, M. Cassab, Aurora, Supremais, Sertanejo, Seara, USP e Unicamp. A organização dos eventos esta a cargo da Adisseo, empresa líder na fabricação de aditivos nutricionais.
Atualmente, o Sapia congrega aproximadamente 110 empresas, reunindo produtores de ração e premix, integrações, cooperativas, fornecedores de insumos e equipamentos, etc., além 12 universidades, associações de classe, autarquias e entidades governamentais.
O objetivo do Sapia é promover o conhecimento, a atualização e o aprimoramento profissional ao mesmo tempo em que preserva o know-how e a individualidade das companhias participantes.
Os encontros Sapia possuem um caráter de aprendizagem coletiva com dinâmicas e metodologias específicas onde o objetivo é a construção participativa do conhecimento.
Utilizam-se atividades variadas – palestras, workshops, prática laboratorial, etc.- sempre privilegiando o debate e o diálogo entre os participantes.
Os temas tratados nos eventos são escolhidos por um Conselho Orientativo de acordo com as necessidades atuais dos profissionais do setor. Há uma atenção especial para que se alterne o perfil em cada módulo, intercalando temas diferentes.
A seguir, veja a relação dos módulos realizados até novembro de 2003:
– Qualidade industrial (abril/2000)
– Workshop de recursos humanos (maio/2000)
– Tecnologia de adição de líquidos em sistema sólidos (três edições
– agosto, setembro e outubro/2000)
– Qualidade na produção (abril/2001)
– Comunicação empresarial (julho/2001)
– Laboratório 21 (abril/2002)
– Legislação e diretivas internacionais no setor exportador de carnes e derivado (outubro/2002)
– Construindo o índice brasileiro para rastreabilidade (junho/2003)
– Equipamentos na fabricação de alimentos para animais (setembro/2003)
– Fabricação de alimentos para animais: Processos e equipamentos (novembro/2003, Recife/PE).