Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

Semana Nordestina da Carne Suína movimenta os supermercados da Região

Diversidade de produtos garante cardápio variado para clientes.

Semana Nordestina da Carne Suína movimenta os supermercados da Região

Campanha que incentiva a um novo olhar sobre a carne suína no Nordeste chega ao seu penúltimo dia com resultados significativos. Com o intuito de apresentar novos cortes da carne suína e assim aumentar seu consumo pelos brasileiros da região, a Semana Nordestina da Carne Suína acontece de 10 e 20 de setembro em 47 lojas do Grupo Pão de Açúcar de 8 capitais nordestinas: Fortaleza, Teresina, Natal, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Recife e Salvador. Além de preço baixo nas gôndolas dos supermercados para os consumidores, ação também levou cursos de cortes para açougueiros dos estabelecimentos participantes e a palestras de saudabilidade para estudantes de nutrição.

A novidade faz parte das inciativas de consumo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Carne Suína, para inserir a proteína nos pratos da população nordestina. Com expressivo crescimento na região da classe C – consumidores que buscam produtos que ofereçam adicionais para a saúde, sejam práticos e de baixo valor –, é grande a expectativa dos estabelecimentos quanto à venda dos novos cortes.

A partir de algumas análises já é possível perceber o crescimento dentro dos supermercados, com resultados ainda parciais das vendas. “A campanha já apresenta efeitos positivos, comparando ao mesmo período do mês passado já tivemos um crescimento de 7,18% de aumento nas vendas de carne suína o que significa que a semana nordestina está sendo um grande sucesso”, diz Alexsandra Araújo, do setor comercial de aves e suínos do grupo Pão de Açúcar em Pernambuco. Um exemplo é o filé mignon suíno que nas lojas do Piauí e Ceará está sendo vendido a R$ 14,89 o quilo e a picanha suína resfriada a R$ 17,90 o quilo. Estas ofertas podem ser conferidas nos folhetos promocionais distribuídos nos supermercados participantes, são mais de 20 ofertas de carne suína.

Para José Daniel, comprador de aves e suínos do grupo Pão de Açúcar no Nordeste, a ação é um ponto de partida para o desenvolvimento e sucesso dos dois setores, suinícola e supermercadista. “Não só a suinocultura se desenvolve com a campanha, como também os supermercados que participam do evento. A ação foi muito bem organizada e já trouxe um crescimento parcial de 16,36% acima do objetivo esperado para a venda de carne suína neste mês”, diz. Daniel acrescenta que mesmo com o encerramento da campanha, o incentivo ao consumo da carne na irá parar no supermercado. “Continuaremos a campanha para premiar os colaboradores dos frigoríficos que contribuirão para o sucesso da ação”, encerra.

Em parceria com a rede Pão de Açúcar, Extra e Extra Super, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) realizou palestra de saudabilidade da carne suína, com o objetivo desmistificar os preconceitos ainda existentes em torno do produto. Ministrada pela nutricionista Thaliane Dias, a palestra aconteceu na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) como uma forma de complemento para a semana nordestina, em que alunos de nutrição tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios da carne suína e em seguida aproveitarem as ofertas dos supermercados participantes. “Palestras como esta enfatizam a importância de se conhecer os produtos que consumimos. Acredito que a campanha só tem a crescer com este complemento”, diz a compradora de aves e suínos, do grupo Pão de Açúcar no Ceará, Cristina de Paula.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a Semana Nordestina irá orientar as estratégias de atuação da entidade no desenvolvimento da campanha nacional. “Esse é o primeiro passo para uma ação que atenderá milhares de supermercado no país em 2013. É grande nossa expectativa quanto aos resultados”, comentou o presidente, reforçando parceria junto ao Pão de Açúcar que possibilitou a realização dessa iniciativa.