Campanha que incentiva a um novo olhar sobre a carne suína no Nordeste chega ao seu penúltimo dia com resultados significativos. Com o intuito de apresentar novos cortes da carne suína e assim aumentar seu consumo pelos brasileiros da região, a Semana Nordestina da Carne Suína acontece de 10 e 20 de setembro em 47 lojas do Grupo Pão de Açúcar de 8 capitais nordestinas: Fortaleza, Teresina, Natal, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Recife e Salvador. Além de preço baixo nas gôndolas dos supermercados para os consumidores, ação também levou cursos de cortes para açougueiros dos estabelecimentos participantes e a palestras de saudabilidade para estudantes de nutrição.
A novidade faz parte das inciativas de consumo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Carne Suína, para inserir a proteína nos pratos da população nordestina. Com expressivo crescimento na região da classe C – consumidores que buscam produtos que ofereçam adicionais para a saúde, sejam práticos e de baixo valor –, é grande a expectativa dos estabelecimentos quanto à venda dos novos cortes.
A partir de algumas análises já é possível perceber o crescimento dentro dos supermercados, com resultados ainda parciais das vendas. “A campanha já apresenta efeitos positivos, comparando ao mesmo período do mês passado já tivemos um crescimento de 7,18% de aumento nas vendas de carne suína o que significa que a semana nordestina está sendo um grande sucesso”, diz Alexsandra Araújo, do setor comercial de aves e suínos do grupo Pão de Açúcar em Pernambuco. Um exemplo é o filé mignon suíno que nas lojas do Piauí e Ceará está sendo vendido a R$ 14,89 o quilo e a picanha suína resfriada a R$ 17,90 o quilo. Estas ofertas podem ser conferidas nos folhetos promocionais distribuídos nos supermercados participantes, são mais de 20 ofertas de carne suína.
Para José Daniel, comprador de aves e suínos do grupo Pão de Açúcar no Nordeste, a ação é um ponto de partida para o desenvolvimento e sucesso dos dois setores, suinícola e supermercadista. “Não só a suinocultura se desenvolve com a campanha, como também os supermercados que participam do evento. A ação foi muito bem organizada e já trouxe um crescimento parcial de 16,36% acima do objetivo esperado para a venda de carne suína neste mês”, diz. Daniel acrescenta que mesmo com o encerramento da campanha, o incentivo ao consumo da carne na irá parar no supermercado. “Continuaremos a campanha para premiar os colaboradores dos frigoríficos que contribuirão para o sucesso da ação”, encerra.
Em parceria com a rede Pão de Açúcar, Extra e Extra Super, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) realizou palestra de saudabilidade da carne suína, com o objetivo desmistificar os preconceitos ainda existentes em torno do produto. Ministrada pela nutricionista Thaliane Dias, a palestra aconteceu na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) como uma forma de complemento para a semana nordestina, em que alunos de nutrição tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios da carne suína e em seguida aproveitarem as ofertas dos supermercados participantes. “Palestras como esta enfatizam a importância de se conhecer os produtos que consumimos. Acredito que a campanha só tem a crescer com este complemento”, diz a compradora de aves e suínos, do grupo Pão de Açúcar no Ceará, Cristina de Paula.
Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a Semana Nordestina irá orientar as estratégias de atuação da entidade no desenvolvimento da campanha nacional. “Esse é o primeiro passo para uma ação que atenderá milhares de supermercado no país em 2013. É grande nossa expectativa quanto aos resultados”, comentou o presidente, reforçando parceria junto ao Pão de Açúcar que possibilitou a realização dessa iniciativa.