O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) esteve na cidade belga de Bruxelas no dia 18 de outubro para discutir as regras de certificação para a nova versão do código de segurança alimentar utilizado pela União Europeia, o FAMI-QS (Feed Additives and PréMixtures Quality System). A discussão aconteceu na reunião anual dos organismos de certificação do FAMI-QS. O sistema, exigido por grandes empresas da União Europeia, será solicitado aos fornecedores de todo o mundo a partir de janeiro de 2010. No Brasil, um dos poucos países do mundo autorizados a treinar profissionais para esse programa, o Sindirações é a única entidade que promove qualificação para o FAMI-QS.
A participação do Sindirações é prevista no acordo de parceria feito com a Fefana (EU Feed Additives and Premixtures Association) em janeiro de 2009. Desde então, foi treinado um grupo de auditores de agências de certificação no Brasil. A segunda etapa do processo de treinamento no País é qualificar profissionais de nutrição animal e empresas interessadas em fornecer para a União Europeia, de acordo com orientação da Fefana. “A entidade europeia acredita na capacidade do Brasil em formar profissionais e empresas para se tornarem seus fornecedores. Essa confiança veio como conseqüência da qualidade encontrada no Feed&Food, programa brasileiro de certificação elaborado pelo Sindirações”, afirma o diretor executivo do Sindirações, Ariovaldo Zanni.
Dando continuidade ao processo de qualificação dos profissionais e empresas brasileiros, o Sindirações recebe inscrições de interessados em obter a versão 5 do programa FAMI-QS. Os candidatos devem se inscrever no Sindirações, pelo telefone (11) 3541-1212.