Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

Site do INCS está no ar

Instituto Nacional da Carne Suína quer contribuir para a melhoria da rentabilidade da cadeia suinícola.

Site do INCS está no ar

Já está no ar o site do Instituto Nacional da Carne Suína, INCS, o site tem como objetivo explicar a finalidade do Instituto, que é de contribuir para a melhoria da rentabilidade da cadeia suinícola reunindo em torno de si, todos os elos da cadeia suinícola, dividindo tarefas e lucros, produzindo qualidade e estimulando uma maior organização e participação no planejamento, gestão e execução das ações.

Uma iniciativa pioneira no Brasil que terá reflexos no fortalecimento de uma das maiores cadeias produtivas do país, a “Suinocultura”. Um site dinâmico e com muita informação, ou seja, você conhece um pouco mais do INCS, seu objetivo, missão, visão, cenário, estrutura, diferencial, projetos, diagnósticos, e ainda tira suas dúvidas, no fale conosco. Além disso, há no site uma ampla base de dados sobre a suinocultura, com artigos e matérias especificas, visite o site www.incs.com.br.  Segundo Wolmir de Souza, presidente da ACCS e do INCS, o próximo passo do instituto, será a auditoria, credenciamento e certificação das plantas, processos e produtos para a obtenção do selo de qualidade com identificação e certificação de origem.

De acordo com Losivanio de Lorenzi, vice-presidente da ACCS, a Associação tem feito sempre seu papel de divulgação da carne suína e trabalhado com os produtores e frigoríficos para uma melhor remuneração do setor e qualidade de produtos, com a finalidade de levar ao consumidor final, uma carne de excelente qualidade. “Sempre com recursos limitados, a ACCS não conseguiu fazer um trabalho amplo para o marketing completo de toda a cadeia produtiva, sendo então, criado o INCS, a criação do instituto vem trazer uma nova realidade para a cadeia suinícola, onde trabalhará em todo o ciclo, desde a produção, na organização de cooperativas de produção, na organização de mercado para os frigoríficos e com um selo de certificação, onde o consumidor terá a garantia da qualidade da carne suína. Acreditamos e muito que o Instituto seja um grande percussor na divulgação da carne suína, devido à forma contínua de trabalho de divulgação que fará da mesma, quebrando muitos mitos ainda existentes”.

Para Valdomiro Ferreira Júnior, Presidente da APCS, Associação Paulista de Criadores de Suínos e vice-presidente do INCS, a criação do INCS é de fundamental importância para o segmento, pois no seu Estatuto tem como objetivo prioritário a cadeia suinícola. A criação de INCS vem fortalecer a suinocultura brasileira.  Na opinião de Odanir Angelo Farinella, da Farinella Comércio e Transportes Ltda, a criação do INCS foi uma excelente iniciativa.  “Por se tratar de um instituto a nível Brasil, assim teremos um órgão que nos representará em todo o País, pois os suinocultores independentes necessitam de um órgão a nível nacional”.

Segundo Dilnei Echevengua, da Top Carnes, a complexidade de conseguir a melhor conversão entre a proteína vegetal e o produto final  oferecido ao consumidor e a difícil tarefa de agregar produtores, industriários, comerciantes e técnicos forçou a criação de um órgão capaz de interagir com todos buscando a rentabilidade global da cadeia.  “Até a criação do INCS somente as grandes empresas gerenciavam a cadeia suinícola com a visão integrada. O milho comprado não é para alimentar os suínos e sim para produzir produtos acabados, e com esta visão conseguiram rentabilizar um negócio complexo e de difícil interface entre todos os elos da cadeia. Esta dificuldade levou a criação do INCS para que todos os outros participantes da cadeia suinícola que não pertencem ao sistema integrado parem de atuar de forma individual em cada segmento da cadeia”.

Segundo Nivia Faccioli, representante do setor comercial, a criação do INCS fortalece os objetivos em mostrar o verdadeiro valor da carne suína para o Brasil, “pois somando todos os elos dos seguimentos teremos um resultado eficaz e sustentável, pois é uma luta para sustentabilidade da cadeia completa, desde a produção até o consumidor final, adequando, informando e conscientizando a todos sobre seus inúmeros pontos positivos e aspectos nutritivos”.

O INCS que foi criado em Santa Catarina ano passado, terá seu lançamento oficial no segundo trimestre deste ano, em São Paulo.

Conheça o INCS

Objetivo- O INCS pretende unir os pequenos e médios frigoríficos e os produtores não integrados para uma atuação conjunta, que prevê desde a troca de experiências para melhorias de processos até compras conjuntas de insumos e a criação de um selo de qualidade. A ideia é unir forças em um momento de preços adversos determinados pela queda de demanda no exterior e, consequentemente, excesso de carnes no mercado nacional. O INCS estará orientado para garantir as boas práticas no processo produtivo, onde irão viabilizar oportunidades de mercados para a cadeia produtiva, padronizando produtos, processos e divulgando a carne suína e seus derivados.

Selo- O INCS tem por finalidade lançar um selo de qualidade, com o objetivo de incentivar a diversificação de produção, garantir segurança alimentar e qualificação do produto, promover uma atividade ambientalmente correta e buscar cortes de alto valor agregado. Também se projeta realizar uma campanha nacional de marketing para estimular o aumento do consumo de carne suína no País – que está em torno de 13 quilos per capita por ano, menos da metade do consumo europeu. 

Visite o site: www.incs.com.br