Redação (29/10/2008)- O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, recebeu o governador da Renânia do Norte – Vestfália (Alemanha), Jürgen Rüttgers, nesta quarta-feira (29). Durante o encontro, foram tratados temas como o desenvolvimento econômico, social e político do Brasil no contexto da globalização; meio-ambiente e a política energética nacional.
Stephanes apresentou o programa de biocombustíveis brasileiro, detalhando as principais características do etanol, empreendida no País há mais de 30 anos, e do biodiesel/biocombustível recentes, com pesquisas ainda em andamento.
Um dos interesses da vinda de Rüttgers ao País foi verificar oportunidades para o empresariado da Renânia do Norte, cuja economia, se analisada individualmente corresponderia a 17ª nação do mundo, pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB). A crise financeira mundial e a relação do Brasil com a União Européia nos produtos do agronegócio também estiveram na pauta.
Ainda nesta sexta-feira (29), o novo conselheiro Agrícola da Embaixada da Alemanha, Volker Niklahs, se encontra com o ministro Reinhold Stephanes, em Brasília.