Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

A utilização de Aminoácidos na suinocultura

<p>Dentre as diversas funções no organismo animal, a que tem maior significância é a síntese de proteínas.</p>

Redação (27/10/2008)- Os Aminoácidos são as unidades básicas do nutriente fundamental da alimentação, a proteína, e estão presentes em alimentos que a contenham. Os aminoácidos presentes nas proteínas são utilizados pelo organismo animal após a quebra da cadeia protéica.

Dentre as diversas funções no organismo animal, a que tem maior significância é a síntese de proteínas. Nas dietas convencionais de suínos, a lisina é geralmente o aminoácido limitante, o que se faz necessária à utilização de aminoácidos industriais, possibilitando atender às exigências nutricionais dos animais evitando o aporte excessivo dos aminoácidos, conseqüentemente reduzindo os custos da formulação.

A utilização dos aminoácidos industriais possibilita a menor inclusão de ingredientes protéicos (farelo de soja) nas dietas. Ferreira et al. (2007) estudando o nível de proteína bruta (PB) de dieta para suínos machos castrados dos 30 aos 60 kg mantidos em ambiente de alta temperatura, observou que a redução do nível de proteína da dieta melhorou a eficiência de utilização de nitrogênio para ganho de peso dos animais.

No ponto de vista ambiental, os aminoácidos são extremamente positivos. Dietas com níveis reduzidos de PB propiciam a retenção de até 25% de nitrogênio. Essa maior retenção de nitrogênio tem efeito positivo na ambiência dos animais, já que os níveis de amônia no ar também estarão reduzidos.