[quotes_menu]

Nutrição Animal

Alimentação de frangos de corte é influenciada por condições do ambiente

Na criação de frangos o crescimento dos animais é rápido devido ao metabolismo acelerado destes animais e também ao avanço genético e nutricional que se destacam no setor.

Alimentação de frangos de corte é influenciada por condições do ambiente

Na criação de frangos o crescimento dos animais é rápido devido ao metabolismo acelerado destes animais e também ao avanço genético e nutricional que se destacam no setor. Porém, com todo esse crescimento a capacidade termorreguladora dos animais continuou deficiente e ainda não são capazes de enfrentar as altas temperaturas a que são expostas.

Como o Brasil tem clima tropical, nas áreas quentes e úmidas a umidade relativa do ar é elevada e isso se caracteriza como um problema, pois as aves tem dificuldade de eliminar calor pela respiração. A temperatura e a umidade relativa do ar alta faz com que as aves não consigam respirar de maneira satisfatória para remover todo calor que precisa dissipar de seu corpo, dessa forma há o aumento da temperatura corporal e os animais entram em estado de estresse.

As aves estressadas diminuem a ingestão de alimentos, os substratos metabólicos ou combustíveis disponíveis para o metabolismo também, assim se tornam incapazes de oxigenar devidamente toda a massa muscular o que leva a falência de vários órgãos.

Os sintomas observados em um plantel em que as aves sofrem de estresse são a drásticas diminuições no consumo de alimento e no crescimento; eficiência alimentar reduzida e aumento no consumo de água.

Para evitar que as aves sofram com o estresse é necessário haver uma manipulação de proteína e aminoácidos nas dietas que podem ser feitas a partir do consumo de baixa proteína diminuindo a proteína dietética com suplementação de aminoácidos essenciais e ainda fazendo o uso de dietas com alta proteína para compensando o menor consumo alimentar causado pelo calor.