Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Como garantir uma boa conversão alimentar

O segredo está no arraçoamento para harmonizar o potencial genético com a qualidade de ração consumida pelo animal.

Redação SI 09/10/2003 – 09h54 – O arraçoamento é a técnica de tratar os animais atendendo suas necessidades de consumo de ração em cada fase. Ele visa a otimização do potencial genético do animal em relação ao aproveitamento da ração por ele consumida. São vários os fatores que contribuem para uma boa conversão alimentar: a qualidade da ração, água, comedouros, temperatura ambiente, lotação por baia, formação de gases, horários de tratadas, etc…

No sistema de parceria desenvolvido pela Coopavel, o produtor recebe os suínos com peso médio de 22,5 Kg, com idade de aproximadamente 60 dias. Desta fase até os 130 dias de idade (ou 70 dias de alojamento), o suíno em crescimento faz a melhor conversão alimentar.

No recebimento do lote o produtor deve estar atento aos cuidados necessários que venham garantir bons resultados ao desempenho do rebanho. O arraçoamento correto começa com uma boa classificação dos animais por sexo e tamanho evitando a desuniformidade na baia e competição por ração.

Outro fator importante é o dimensionamento do número de animais por baia e comedouro, onde não pode ser maior que 1 suíno/m2 e 30cm de comedouro por animal no caso dos basculantes.

Devido à não padronização das baias o produtor deve possuir fichas de controle, onde ele pode anotar dados como número de suínos por baia; quilos de ração por tratada e número de medidas.

Como medir a vazão do bebedouro

Pressione a chupeta (nipple) ou válvula (taça), por 1 minuto, deixando a água fluir para dentro de um recipiente com escala graduada para medir qual o volume de água que sai do bebedouro neste período, para suínos em terminação o ideal é sair, no mínimo, um litro por minuto. Sabemos que o consumo da ração está relacionado ao consumo de água, pois ela representa aproximadamente 85% do corpo dos animais recém-nascidos e mais de 70% dos animais adultos. A água é um dos nutrientes mais importantes para a sobrevivência no curto prazo, no entanto, costuma ser um dos mais negligenciados nas criações de suínos.

Na terminação, um suíno consome de 5 a 10 litros de água por dia, sendo a temperatura ideal da água em torno dos 18 graus. Outros fatores que limitam o consumo de ração são, a temperatura ambiente que deve ficar em torno dos 23 graus, a formação de gases, já que o excesso de amônia (níveis bem elevados) pode diminuir o consumo em até 10%, e os horários das tratadas que devem ser seguido rigorosamente para garantir que os suínos não sofram o stress, evitando assim mortes por brigas ou a morte súbita.