Entre os pilares da produção avícola, temos a genética, nutrição e manejo. Podemos considerar que a nutrição é uma das bases de sustentação da avicultura, principalmente pelo seu impacto no custo de produção. Constantemente novas estratégias são adotadas nos programas nutricionais com intuito de explorar o máximo potencial, principalmente através de produtos que melhorem o seu aproveitamento, favorecendo a máxima expressão genética das aves.
Para melhorar o aproveitamento desses nutrientes e diminuir os efeitos dos fatores antinutricionais, novas tecnologias como as enzimas exógenas, vêm sendo utilizadas nas dietas das aves. Diversos estudos comprovam que as enzimas melhoram o desempenho pois aumenta a digestibilidade de nutrientes, diminui a excreção de minerais (dentre eles o fósforo), favorecem a redução do uso de antibióticos e melhoram o epitélio favorecendo a absorção.
A melhor digestibilidade dos nutrientes e a diminuição da excreção fecal dos mesmos possibilita otimizar o aproveitamento dos nutrientes contidos na ração, resultando em retorno econômico ao produtor.
Adriana de Menezes, Departamento Técnico da Biogenic.