Os produtores de suínos à procura de menores custos com a alimentação de suínos com dietas à base de grãos secos solúveis (DDGS, sigla em inglês), podem economizar cerca de US$5/tonelada, sem arriscar o desempenho animal, de acordo com as pesquisas da Danisco Nutrição Animal.
Um estudo realizado na Universidade de Illinois (EUA), combinando uma nova geração de fitase (phyzyne ® XP), com uma enzima altamente eficaz, a xilanase (Porzyme ® 9302) com milho baseado em dietas de suínos contendo 20% de milho DDGS melhorou significativamente a energia digestiva em 5,6%, a digestibilidade do aminoácido aumentou de 4 a 8% e a digestibilidade do fósforo aumentou de 22% para 51%.
O estudo da Universidade de Kentucky (EUA), acrescentou que a combinação de xilanase e fitase resultou numa economia líquida de custos de alimentação de aproximadamente US$5/tonelada. O desempenho de suínos alimentados com uma ieta à base de milho contendo 20% do tipo DDGS suplementado com a combinação de enzima foi equivalente ao desempenho de suínos alimentados com uma dieta de alto padrão e custo elevado.
“Os produtores de suínos estão continuamente à procura de oportunidades que permitem maior flexibilidade em ambos os níveis e tipo de ingredientes que podem ser adicionados à ração. Isso é importante em tempos de crise”, afirma o diretor de serviços técnicos da Danisco, Dr. Gary Partridge. “Otimizar as soluções de enzima oferecem grandes oportunidades para manter os custos de alimentação e preço mínimo e ajuda a impulsionar os lucros”.
* Tradução Suinocultura Industrial