Uma fibra natural liberada durante a extração de inulina de chicória tem ação benéfica para o intestino de animais. Uma pesquisa feita na Bélgica mostra que ela também apresenta muitas vantagens para monogástricos, como frangos.
Sendo um subproduto da inulina, a fibra tem características nutricionais especiais. O valor calórico pode ser comparado ao de uma polpa de beterrada e o teor de inulina varia de 5 a 17%. A quantidade de frações solúveis e insolúveis no produto o torna um bom absorvente de água.
A fibra pode ser utilizada, especialmente, misturada à ração de ruminantes. Uma recente pesquisa encomendada pela Beneo Nutrição Animal revelou que o produto também funciona para leitões, aves, cavalos, bezerros e animais de estimação. A fibra diminui a constipação, além de deixar os dejetos mais firmes. Ela também tem efeito no metabolismo e grande parte no nitrogênio produzido no intestino é eliminado através da urina e fezes.
As propriedades de obsorção de água fazem com que os animais se sintam mais satisfeitos sem ingerir grandes quantidades de alimentos. A dosagem recomendada de fibras na dieta animal fica entre 2 e 5% ao dia. Ela pode ser vendida à granel ou sacos de 25kg.
* Com informações do World Poultry