Novas utilizações da glicerina serão discutidas no workshop “Glicerina: subproduto da indústria do biodiesel e perspectivas de uso na alimentação animal”, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove nesta quinta-feira (29/10), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília.
A glicerina é um composto orgânico fabricado a partir de óleos e gorduras, utilizado para a produção de sabões e outros produtos químicos. Atualmente, com o Programa Nacional de Produção e uso de Biodiesel (PNPB), sua disponibilidade cresceu e, por ser um subproduto da fabricação de biodiesel, seu preço foi reduzido e outras formas de utilização foram criadas.
Segundo o coordenador-geral de Agroenergia do Mapa, Denílson Ferreira, a glicerina pode ser utilizada como aditivo tecnológico (estabilizante, espessante, emulsificante) em produtos para alimentação animal. “Portanto, o alto valor energético, pode constituir fonte nutricional economicamente viável para a produção animal”, ressalta.
O objetivo do encontro é colher informações e fornecer subsídios para definição de critérios de conformidade e qualidade deste ingrediente, para tornar viável seu uso na alimentação animal.