Redação SI 10/09/2002 – Você ainda faz confusão entre núcleo, concentrado e premix? Então veja aqui, de forma simplificada, a diferença entre esses três tipos de produtos utilizados para a alimentação de suínos.
Núcleo – Mistura de minerais e vitaminas essenciais ao desempenho produtivo e reprodutivo dos animais. Deve ser misturado com fontes protéicas (farelo de soja) e fontes energéticas (milho moído). A proporção será definida pelo fabricante, visando atender as exigências nutricionais de cada etapa de vida do suíno.
Concentrado – Difere do núcleo por já vir misturado com uma fonte protéica (geralmente farelo de soja), além dos minerais e vitaminas essenciais. Resta ao produtor incluir uma fonte energética, que pode ser o milho. As proporções na mistura devem ser seguidas para se obter uma ração balanceada.
Premix – Há três tipos: premix mineral (pré-mistura de microminerais), premix vitamínico (pré-mistura de vitaminas) e premix mineral-vitamínico. A sua adição à ração dependerá de sua concentração de nutrientes. É necessário a adição de macrominerais, como cálcio, fósforo e sódio, na hora da mistura dos ingredientes com as fontes apropriadas e na proporção correta, evitando deficiências nutricionais.