Da Redação 11/03/2004 – 11h20 – O selo Suíno Paulista, elaborado pela Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), tem como principal objetivo, identificar toda a carne suína produzida em São Paulo, sob rígidas normas, sistematizando a produção sob quatro vertentes: nutrição, bem estar animal, tratamento de dejetos e qualidade da carcaça suína. Segundo uma das normas do certificado, é proibido o uso de resíduos de abatedouros na alimentação ou de substâncias com atividades anabolizantes, promotores de crescimento ou conservantes.
“O produtor que utilizava resíduos de restaurantes, ou a popular “lavagem”, na nutrição animal e quiser obter o selo de qualidade deverá oferecer uma dieta balanceada com suplementos nutricionais de qualidade”, como explica o gerente de produtos suínos da M.Cassab, Fábio Botelho. Além disso, os produtores devem apresentar notas da compra de rações, concentrados, núcleos, premixes e drogas puras, todas de empresas sob inspeção do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Para substituir o uso de promotores de crescimento, a M.Cassab oferece enzimas, próbióticos e prébióticos. De acordo com Botelho, “os clientes da M.Cassab podem contar com um serviço exclusivo e diferenciado de técnica homeopática para suínos, que substitui os medicamentos convencionais, além do acompanhamento da produção realizado por nossos técnicos”.
A certificação, que será feita pela Fundação Vanzolini, pode beneficiar também as exportações da carne suína paulista, já que no exterior o consumidor se preocupa muito com a origem do alimento que compra. No Brasil, uma campanha de marketing será realizada nos principais pontos-de-venda. “Com o selo, o setor espera desmistificar a carne suína, incrementando o consumo per capita no mercado interno”, acredita Botelho.
A M.Cassab é hoje uma das três maiores empresas em fornecimento de núcleos e premixes, fórmulas especiais, matérias-primas para nutrição de bovinos, suínos, aves, pet e aquacultura do País. A empresa possui departamentos especializados no desenvolvimento de novos produtos de alta tecnologia para o produtor nacional por meio de associações com empresas nacionais e multinacionais de nutrição animal.
Sobre a M.Cassab
A M.Cassab – empresa com vários focos de mercado nas áreas de importação, comercialização e industrialização – completou 75 anos de fundação em 2003. A empresa foi criada em 1928 com o nome J. Cassab Comércio e Indústria. Sua sede fica em São Paulo, com filiais em Xanxerê (SC), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Campo Grande (MS), além de lojas Spicy em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e Salvador. Tem hoje 430 funcionários diretos e 10 mil clientes.