Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mais nutritivo

Monsanto disponibiliza tecnologia para desenvolvimento de milho com maior teor de nutrientes.

Da Redação 23/10/2003 – 03h59 – A Monsanto anunciou a doação de parte de suas pesquisas em biotecnologia ao HarvestPlus, visando auxiliar o desenvolvimento de uma nova variedade de milho com níveis mais elevados de provitamina A, ou betacaroteno, o precursor da vitamina A no organismo humano. O HarvestPlus é um programa mundial que busca o desenvolvimento de novas variedades de sementes enriquecidas com nutrientes para combate à desnutrição em países em desenvolvimento.

Além das pesquisas com o milho, o Harvest Plus está estudando formas de aumentar o potencial nutritivo do trigo, arroz, batata-doce e feijão, enriquecidos com ferro, zinco ou vitamina A, tanto pelo cruzamento convencional quanto pela biotecnologia.

O Harvest Plus é patrocinado pela Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos e, além da Monsanto, outras instituições da África, Europa e Estados Unidos estão envolvidas no projeto, implementado com recursos e conhecimentos de instituições internacionais estatais, privadas e governamentais. O Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo do México, o Instituto Internacional de Agricultura Tropical, a Universidade de Illinois (EUA), a Universidade Estadual de Iowa (EUA) e a Universidade Wageningen (Holanda) são alguns dos participantes do programa.

A doação é mais uma iniciativa do Novo Compromisso da Monsanto, documento que passou a ditar as regras da empresa em todo o mundo e prevê, entre outras atitudes, o compartilhamento de tecnologia, visando fomentar a pesquisa pública. Em agosto de 2002, a empresa anunciou o compartilhamento de seis promotores de genes de algodão para a Cotton Incorporated, grupo formando por cotonicultores e importadores norte-americanos para a pesquisa de técnicas de aumento da rentabilidade do algodão. Em 2001 e 2002, a empresa doou para a Better Bean Initiative, projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Unido da Soja dos EUA (United Soybean Board), três importantes seqüências distintas de marcadores genéticos para acelerar o desenvolvimento de óleos de soja com maior rendimento e mais proteínas.

Além disso, a Monsanto cedeu dados para a Academia Russa de Ciências Agrícolas para o desenvolvimento de uma variedade de batata geneticamente modificada resistente à praga do besouro do Colorado.

Mais informações estão disponíveis na página da Monsanto na Internet, no endereço http://www.monsanto.com e na página do Harvest Plus, no endereço http://www.harvestplus.or/index.html