Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Minerais orgânicos

<p>Cresce importância dos minerais orgânicos para o aumento da produtividade dos frangos de corte.</p>

Redação AI 20/10/2005 – A avicultura brasileira deu saltos de produção incríveis nos últimos anos, acirrando ainda mais a competição com a carne bovina, ainda a mais consumida no País. A produção de carne de frangos no Brasil cresceu 30% nos últimos cinco anos. E mais: o Brasil tem o maior potencial de expansão nessa atividade de intensa competição entre os países da União Européia, como a França, e América do Norte cuja produção é tradicionalmente subsidiada.

Diante desses fatos, cresce a importância da profissionalização dos produtores e da busca, por parte da cadeia produtiva, das melhores opções para aumentar ainda mais a produtividade e, conseqüentemente, a lucratividade do setor, oferecendo diferenciação ao mercado. Essa regra aplica-se perfeitamente às empresas de alimentação animal, como a Tortuga maior empresa de nutrição e sanidade animal do País.

Com uma dezena de produtos voltados especialmente para avicultura de corte, a Tortuga traz como diferencial os minerais na forma orgânica, tecnologia própria, substituindo por completo os microminerais inorgânicos habitualmente utilizados em premixes para aves. “Para o melhor desempenho dos frangos de corte, a utilização de minerais é fundamental. Os minerais orgânicos diferenciam-se por otimizar a absorção de microminerais essenciais para a maioria dos processos fisiológicos. Esta otimização torna mais eficientes determinados fenômenos, como o desenvolvimento do sistema imunológico (Zn, Mn e Cu), circulação sanguínea (Fe e Cu), formação óssea (Zn), empenamento (Se) e os demais processos em que os microminerais participam direta ou indiretamente. Outro dado importante: os minerais orgânicos Tortuga são produzidos pela própria empresa no Brasil, o que viabiliza a utilização em larga escala na nutrição de aves”, explica Daniel Andaluz, Coordenador Nacional de Aves e Suínos da Tortuga.

Segundo Andaluz, a utilização de minerais orgânicos em substituição aos inorgânicos na nutrição de frangos também apresenta resultados significativos quanto a melhora da estabilidade das vitaminas no armazenamento dos premixes, além de transferirem toda sua biodisponibilidade ao consumidor final.

“Indiretamente, a melhor absorção dos minerais orgânicos também promove aproveitamento superior da dieta como um todo, gerando economia na formulação de rações, tornando possível a otimização do perfil de aminoácidos e a redução da eliminação de resíduos nas fezes, diminuindo o impacto ambiental”, conclui.