Redação (10/07/06)- O Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) adquiriu o sistema RiboPrinter da DuPont Qualicon com o objetivo de criar um banco de dados de microorganismos identificados por região geográfica. Com essas informações, será possível conhecer os patógenos que estão afetando a população brasileira e saber em que alimentos eles estão presentes.
O sistema RiboPrinter também será usado no Plano de Redução de Microrganismos Patogênicos do MAPA a ser aplicado nas indústrias de carnes e derivados de frango. Esse plano requer que todos os testes que dêem resultado positivo para Salmonella e Listeria sejam identificados e caracterizados por gênero e espécie. Dentro desse contexto, o sistema RiboPrinter servirá para identificar, caracterizar e criar um banco de dados eletrônico com os padrões das cepas ribotipadas de todas as bactérias identificadas em amostras de alimento.
Além de adotar o sistema RiboPrinter, o MAPA aprovou o sistema BAX como Método de
Referência Oficial para a detecção de Salmonella e Listeria monocytogenes em amostras alimentares e ambientais, o que reflete o forte compromisso do MAPA com a segurança alimentar do mercado brasileiro. Para nós é uma grande satisfação saber que o MAPA escolheu mais uma vez um produto da DuPont Qualicon para manter o alto padrão de segurança dos alimentos no Brasil, declara Kevin Huttman, presidente da DuPont Qualicon.
O sistema patenteado RiboPrinter é o único instrumento automatizado de impressão digital por
DNA que indica com rapidez e precisão as fontes bacterianas. Em apenas oito horas, ele produz uma fotografia genética um padrão RiboPrint e faz a comparação com mais de 6.000 padrões de seu banco de dados para identificar possíveis microorganismos patogênicos. O RiboPrinter é capaz de levantar e incluir em seus resultados informações históricas. Além de caracterizar bactérias abaixo do nível da espécie, os produtores e processadores de alimentos contam agora com a possibilidade de rastrear grupos de micróbios agressores e reconhecer tendências no meio ambiente.
Os sistemas RiboPrinter e BAX se transformaram em uma importante rede de pesquisas
bacterianas no Brasil, afirma Eduardo Carlos de Gosztonyi Abecia, diretor da Madasa do
Brasil, Ltda., distribuidora brasileira da DuPont Qualicon. É um grande feito para um país que se estabeleceu como um dos maiores exportadores de carne e frango e que tem investido na modernização de seus laboratórios oficiais, completa.
O MAPA também emitiu recentemente a AUP (Autorização de Uso de Produto) autorizando o uso do DuPont Lateral Flow System em território brasileiro. As tiras de teste para imunoensaio podem ser usadas para detectar Salmonella, Listeria e E. coli O157.
A DuPont Qualicon oferece produtos inovadores e práticos para diagnóstico, todos desenvolvidos cientificamente e que são usados por empresas do mundo todo de diversos ramos, como o alimentício, o farmacêutico e o de cuidados pessoais, na proteção de seus produtos, de sua produtividade e de suas marcas. Para mais esclarecimentos, visite www.qualicon.com.