Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Novo componente

Brasil comercializará probiótico para uso em ração animal aprovado pela EU.

Da Redação 06/10/2003 – 03h18 –  Em breve, estará no mercado brasileiro o BioPlus 2B, primeiro probiótico aprovado na União Européia para uso na ração animal, que será fabricado na empresa de origem dinamarquesa Chr. Hansen, localizada em Valinhos, interior de São Paulo.

Segundo a empresa, o probiótico é uma alternativa natural aos antibióticos utilizados como promotores de crescimento, pois proporciona resultados semelhantes ao antibiótico, com a vantagem de não deixar resíduo na carne.

Neste caso, o BioPlus 2B é uma alternativa à nutrição de suínos, aves (frangos, perus, poedeiras e matrizes), ruminantes (bovinos, caprinos e ovinos) e pets (cães, gatos e outros), aprovada e usada na União Européia, Estados Unidos, Austrália e países da Ásia.

Estudos realizados pela Chr. Hansen indicam que o BioPlus 2B pode ajudar a aumentar o ganho diário de peso dos suínos em até 9% e melhorar a conversão alimentar em até 5%. Além disso, os experimentos mostram redução na taxa de mortalidade, depois que o probiótico é adicionado à nutrição, dizem os técnicos.

O produto é um aditivo biológico para alimentação animal, composto por esporos de dois bacilos (Bacillus licheniformis e Bacillus subtilis), que melhoram a digestibilidade e auxiliam no controle de bactérias patogênicas, melhorando a performance dos animais.

Também não apresenta plasmídio – estrutura responsável pela transmissão de resistência a bactérias patogênicas, o que torna o produto extremamente seguro.