Da Redação 13/07/2004 – 11h25 – Segundo o professor de Ciências Agrárias da Unesp, Dr. Otto Mack Junqueira, a fitase é um complexo de inositol com o fósforo, o qual chama-se ácido fítico ou fitato. “A fitase, na verdade, nada mais é do que uma enzima que desdobra esse complexo, liberando o fósforo para que ele seja absorvido pelos animais, explica Mack Junqueira. “Nos ruminantes, já existe uma fitase natural sintetizada pelos próprios microorganismos, mas, nos monogástricos é necessário adicionar às rações para que haja aproveitamento deste ácido fítico”.
Além de aumentar o valor nutricional das rações, existem outros fatores de interesse na implementação da enzima, de acordo com o professor. “Entre eles está o fator econômico, uma vez que o fósforo torna-se cada dia mais caro para o custo das rações, além da preocupação por parte dos ecologistas, nutricionistas e até mesmo da comunidade de se haver uma menor contaminação do solo, pois, no momento em que se disponibiliza o fósforo na ração, adicionando a fitase, melhora-se a retenção deste fósforo por parte do animal, diminuindo sua eliminação e conseqüentemente a contaminação do solo”, destaca Otto.
Segundo Luciano Andriguetto, diretor da Nuvital, a questão da fitase está se tornando cada vez mais concreta no mercado de nutrição animal. “Estamos vendo a necessidade de valorização de matérias-primas, pois cada vez mais encontramos restrições no mercado em questão de preços/nutrientes e essa linha de enzimas está se tornando parte do dia-a-dia dos nutricionistas”, diz Andrigueto.
A enzima comercial Finase, que é produzida pela empresa alemã AB Enzymes e comercializada no Brasil em parceria com a Nuvital, está sendo usada em praticamente 100% da produção animal da Europa. “O mercado brasileiro já demonstra uma tendência nítida em concretizar seu uso num curto período de tempo”.
Para Andriguetto, a vantagem na utilização da fitase está na valorização das matérias-primas usadas coerentemente. “Isso é uma grande mudança na filosofia de utilização de matéria-prima, com vantagens econômicas e técnicas em toda a produção de aves e suínos, além do lado ambiental”.
Apresentação para nutricionistas
Nos dias 17 e 18 de junho, a Nuvital reuniu em Foz do Iguaçu (PR), 25 nutricionistas de empresas do sul do Brasil para conhecer as vantagens da utilização da fitase na alimentação de aves e suínos. O evento foi realizado em parceria com a empresa alemã AB Enzymes e contou com a participação do Dr. Otto Mack Junqueira.