Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

O teste da soja

Qual é a melhor para a nutrição de suínos: a soja brasileira, a coreana ou a indiana?

Redação SI 21/08/2003 – É indiscutível que a soja, independentemente de sua origem, é um importante recurso alimentar em se tratando da nutrição de suínos. No entanto, como nem toda soja é cultivada da mesma maneira, ela pode acarretar distintos resultados na criação desses animais. Uma pesquisa realizada, recentemente, por um grupo coreano avaliou os resultados obtidos em suínos em fase de crescimento que foram submetidos à nutrição à base de soja originária de três diferentes países: Brasil, Índia e Coréia.

Na primeira fase de testes, foram utilizados suínos recém desmamados e, posteriormente, analisou-se animais um pouco maiores (pesando cerca de 38Kg). Esses animais recebiam a mesma dose diária de alimento (soja), a única diferença em suas dietas consistia na origem dessa soja.

Feitas as análises, os resultados apontaram que os suínos alimentados pela soja brasileira e pela coreana desenvolveram-se de maneira muito semelhante. Contudo, o grupo de animais tratados com a soja indiana apresentou um desempenho inferior em relação aos outros dois grupos.

Diante disso, é inegável que programas que visem a obtenção de uma maior qualidade na produção de alimentos, em alguns países, devem ser desenvolvidos com o objetivo de melhores produtos para serem utilizados na nutrição animal.