Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

O uso das vitaminas pela Suinocultura

A suplementação às dietas é necessária quando os animais não são capazes de sintetizá-las no organismo em quantidades suficientes.

Redação (23/03/2009)- As Vitaminas são compostos orgânicos indispensáveis ao desenvolvimento e ao metabolismo normal, presentes em pequenas quantidades nos alimentos, atuando intimamente relacionada ao crescimento, saúde e desempenho.

A suplementação às dietas é necessária quando os animais não são capazes de sintetizá-las no organismo em quantidades suficientes. A falta de vitaminas acarreta principalmente em atraso no crescimento, comprometimento da fertilidade e queda da resistência imunológica. Nas dietas para suínos recomenda-se suplementação das vitaminas A, D, E, K, riboflavina, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, colina, biotina, piridoxina, tiamina e vitamina B12 (ZARDO; LIMA, 1999).

A vitamina E é um potente antioxidante, e o seu fornecimento em dietas tem provocado diminuição na oxidação lipídica, na perda por gotejamento, e melhoria na cor de cortes de carne suína. Dietas suplementadas com vitamina E, fornecidas a suínos durante 116 dias antes do abate, aumentam o rendimento de carcaça, reduzem a espessura de toucinho, aumentam a quantidade de carne magra, aumentam os níveis de vitamina E dos pernis e, conseqüentemente, dos presuntos cozidos (SOUZA et al., 2007).

Willian Correa Miguel
Zootecnista, Uniquímica.