Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Ovo: Fonte de proteína superior à carne

<p>Segundo especialista, proteína do ovo é uma das mais qualificadas entre as demais. Alimento de baixo custo, o ovo é muito importante na dieta humana.</p>

O nutricionista Gabriel de Carvalho, introdutor do termo “Nutrição Funcional” no País, expôs os principais benefícios do ovo e sua importância na dieta humana em palestra intitulada “Ovo: alimento funcional”, realizada no I Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva, no Rio Grande do Sul. Uma das principais conclusões dos estudos do profissional é o apontamento da proteína do ovo como uma das mais qualificadas entre as demais.

Em sua palestra, Carvalho discorreu sobre as principais vantagens do ovo em relação a outros alimentos, como por exemplo seu baixo custo, a quantidade e qualidade dos seus nutrientes – chega a fornecer quase 50% da necessidade diária no caso da colina – e também como fonte de nutrientes raros, não encontrados com facilidade em outros alimentos: a lecitina, a fosfatidilcolina e a colina.

O ovo ainda é considerado uma excelente fonte de proteína em relação a outros alimentos de nossa dieta. “O ovo oferece uma proteína barata, de altíssimo valor biológico, de elevada digestão e de ótima absorção. Muito melhor do que o leite, a carne ou qualquer outro músculo, é um alimento incomparável em termos de qualidade”, diz Carvalho.

Com o objetivo de desenvolver o relacionamento com os profissionais da área de saúde e nutrição, o Instituto Ovos Brasil, que participou do I Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva, tem como sua principal atividade a divulgação de informações sobre as propriedades nutricionais do ovo e seus principais benefícios à saúde.

O Ovo

Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias.

Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6 gramas de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans.

A Associação Americana de Cardiologistas – American Heart Association – corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: “Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana”.