Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Prêmio Ajinomoto de Nutrição Animal

<p>Ajinomoto realiza a premiação durante seu Seminário Técnico promovido em Indaiatuba (SP). Ao todo, foram 63 trabalhos inscritos nas duas categorias. Nível dos trabalhos foi considerado extremamente elevado pela Comissão Julgadora.</p>

Primeiro lugar Trabalho Científico publicado na Íntegra. Bercovici, diretor da Ajinomoto Biolatina, entrega o prêmio a Wilson Furuya, da UEM. Ao lado, Dr. Rostagno, presidente da Comissão Julgadora.

Redação AI 25/11/05 A Ajinomoto Biolatina realizou a entrega do Prêmio Ajinomoto de Nutrição Animal durante o Seminário Técnico que promoveu em Indaiatuba, na região de Campinas (SP), no dia 22 de novembro. Foram analisados 63 trabalhos inscritos em duas categorias: Trabalho Científico publicado na Íntegra e Trabalho Científico publicado como Resumo Expandido. “Todos os trabalhos apresentados foram de alto nível, o que trouxe uma dificuldade – boa, diga-se de passagem – para selecionar os quais dentre eles seriam os premiados”, ressaltou o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Horácio Santiago Rostagno, presidente da Comissão Julgadora.

Segundo lugar Trabalho Científico publicado na Íntegra. Dr. Rostagno e Gisele Oliveira, da UEM, uma das autoras da pesquisa premiada.

Rostagno afirma ainda que Prêmios como este valorizam não só os pesquisadores, mas também as instituições onde atuam, além de promoverem uma interação entre universidades, institutos de pesquisa, pesquisadores e empresas. “Este tipo de ação estimula o trabalho científico e, ao agregar todos estes atores, favorece a aplicação dos resultados destas pesquisas no campo prático.”

A principal premiação foi entregue pelo diretor da Ajinomoto Biolatina, Daniel Bercovici, que enfatizou o salto de qualidade que a pesquisa em nutrição de aminoácidos deu no Brasil nos últimos 10 anos. “Isto pode ser comprovado pela grande quantidade de trabalhos de excelente qualidade apresentados aqui”, afirmou Bercovici. Para o gerente Técnico da Ajinomoto Biolatina, Eduardo Nogueira, o prêmio ofereceu uma oportunidade ímpar para se conhecer os trabalhos realizados em diferentes instituições, com diferentes linhas de pesquisa e voltadas a diversas espécies de animais de produção. “A qualidade técnica do pesquisador brasileiro foi mais uma vez reafirmada”, destacou Nogueira.

Premiados O grande vencedor, ficando em primeiro lugar na categoria Trabalho Científico publicado na Íntegra, foi a pesquisa Use of ideal protein concept for precision formulation of amino acid levels in fish-meal-free diets for juvenile Nile tilapia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tendo como autores Wilson M. Furuya, Luiz E. Pezzato, Margarida M. Barros, A.C. Pezzato, Valéria R. B. Furuya, Edma C. Miranda.

Ainda nesta categoria, o segundo lugar também foi para pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá com o trabalho Efeito das dietas de baixo teor de proteína bruta, suplementada com aminoácidos para leitões machos castrados (15 a 30 kg), cuja autoria foi de Gisele C. Oliveira, Ivan Moreira, Antônio Cláudio Furlan, Alexandre Orio Bastos, Alessandro Luis Fraga.

 

Primeiro lugar Trabalho Científico apresentado como Resumo Expandido. Dr. Rostagno; Kelen, da Unesp/Botucatu, e Nogueira, gerente Técnico da Ajinomoto Biolatina.

Na categoria Trabalho Científico apresentado como Resumo Expandido, o prêmio foi para a pesquisa Desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras submetidas a diferentes temperaturas com e sem suplementação de glutamina na dieta, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Campus Botucatu, autoria de Kelen C. Zavarize, J.R. Sartori, E.A. Garcia, A.C. Pezzato, J.C. Gonçalves, VC Cruz.