Da Redação 16/12/2003 – 11h59 – As empresas do setor de rações, que demoravam até meses para registrar um produto, agora farão a mesma tarefa em minutos. O ministério da Agricultura acaba de aprovar um acordo para aperfeiçoamento do SIPE 2000 – software usado no registro de novos produtos e estabelecimentos na área de alimentação animal.
Utilizado desde 2002, o sistema, pioneiro em todo o mundo, quebrou as barreiras da burocracia. Desde a implementação da primeira versão, mais de duzentas empresas e cerca de seis mil produtos foram cadastrados. Agora, com o aperfeiçoamento do aplicativo, o empresário terá ainda mais facilidades para registrar o produto. O download da nova configuração do SIPE 2000, que possibilita o preenchimento dos dados off-line, estará disponível gratuitamente no site www.agricultura.gov.br a partir do segundo trimestre de 2004.
Segundo o diretor do Sindirações, Nelson Chachamovitz, a medida favorece não só o empresário, mas especialmente os pequenos produtores. “Técnicos do Ministério poderão prestar maior assistência ao agricultor”, afirma. Ele ainda ressalta a importância do SIPE 2000 na ajuda à fiscalização. “Várias empresas entraram na legalidade com as facilidades proporcionadas pelo software. A ração é a base da cadeia de produção de carnes, leite e ovos”, enfatiza Nelson Chachamovitz, que ainda frisa a ação do Ministério da Agricultura. “Isso mostra que a iniciativa privada pode contar com o apoio do governo”, diz ele.
Para Ézio Gomes da Mota, Diretor do Departamento de Fomento e Fiscalização da Produção Animal do Ministério, o objetivo é transformar o programa em uma ferramenta eficaz no registro e controle de produtos destinados à alimentação animal, atingindo 100% das empresas em todos os Estados. “Atualmente treze Estados utilizam a atual versão do SIPE 2000. Com a nova tecnologia, esta situação certamente vai mudar, permitindo a uniformização dos procedimentos de registro em todo o País”, ressalta.