[quotes_menu]

Nutrição

Qualifeed Pré-Inicial Aves proporciona benefícios que se estendem da fase inicial até o momento de abate

Melhor uniformidade do lote, viabilidade aumentada, maior ganho de peso e melhor conversão alimentar, além da otimização dos recursos da fábrica de rações.

“Melhor uniformidade do lote, viabilidade aumentada, maior ganho de peso e melhor conversão alimentar, além da otimização dos recursos da fábrica de rações e retorno financeiro mais expressivo” são algumas das vantagens do uso da Qualifeed Pré-Inicial Aves relacionadas por Juliana Batista, Analista em Nutrição de Aves da Vaccinar. Essa ração completa, peletizada e triturada, desenvolvida de acordo com os conceitos de nutrição de precisão Vaccinar, está em conformidade com os princípios de segurança alimentar e excelência do processo produtivo requeridos pela ISO 9001, ISO 22000 e Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Assim, em virtude do uso de alta tecnologia e ingredientes selecionados por um exigente padrão de qualidade, a Vaccinar adota critérios de produção rigorosos, como o processamento térmico assertivo indicado para esse tipo de dieta e a sua forma física peculiar, que proporcionam melhoria na ingestão, com consequente diminuição da seleção de partículas pela ave e aumento da digestibilidade da fração de amido. É relevante considerar que os resultados obtidos foram validados por pesquisas desenvolvidas em parceria com a USP e são comprovados cotidianamente pelos clientes.

Tudo foi desenvolvido considerando a importância do período pré-inicial, uma vez que a primeira semana de vida da ave corresponde atualmente a aproximadamente 20% do ciclo produtivo, aspecto que impacta profundamente os resultados finais. Nessa fase, 80% da demanda energética da ave é direcionada ao seu crescimento e apenas 20% para a mantença, o que comprova a importância do período pré-inicial. Observa-se que o desenvolvimento adequado do pintinho aos sete dias acelera o desenvolvimento do trato gastrointestinal e garante a maturidade do sistema digestivo e imunológico. Consequentemente, obtém-se o desenvolvimento mais adequado dos órgãos e do sistema musculoesquelético da ave, que deve suportar seu rápido crescimento. Assim, previne-se o aparecimento de problemas de pernas e doenças metabólicas.
Segundo Juliana Batista, o peso aos sete dias é altamente correlacionado com o peso no momento do abate e, por isso, é necessário obter todo o potencial de crescimento disponibilizado pelas genéticas atuais para expressar o melhor resultado zootécnico. “Composto por nutrientes funcionais, assim como adsorvente de alta eficiência, o programa nutricional Qualifeed Pré Inicial Aves é capaz de proporcionar uma conversão alimentar 14% mais eficiente em comparação a uma dieta farelada tradicional”, explica a Analista, que acrescenta que os ganhos na fase inicial, tais como aumento no ganho de peso, melhoria da conversão alimentar e uniformidade, são mantidos até o abate. “Em pintos provenientes de matrizes mais leves, a melhoria é ainda mais pronunciada”, conclui.