Redação (29/08/07) – O Sindirações, Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal, acaba de certificar as duas primeiras empresas no nível 3 do seu Programa Feed & Food Safety Gestão do Alimento Seguro, ou seja, Boas Práticas de Fabricação (BPF), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP) e o Nível Internacional, equivalente ao EurepGap, que inclui requisitos da gestão e legislação européia. A Seara Alimentos conseguiu a certificação para suas unidades em Itapiranga, São Miguel D’Oeste e Jaguará do Sul (SC); a Tortuga Cia. Zootécnica Agrária obteve o nível 3 para sua fábrica em Mairinque (SP).
Em 2006, o Sindirações conseguiu a aprovação da equivalência do seu programa de Feed & Food Safety Gestão do Alimento Seguro Nível Internacional com o EurepGap, código de normas e estrutura responsável pela certificação de fazendas produtoras de frutas, vegetais, bovinos, suínos, aves e alimentação animal. Estão incorporados no escopo do programa reconhecido pelo EurepGap a certificação de premixes, suplementos minerais para bovinos, concentrados e rações – excluem-se ingredientes e aditivos. Este é o único programa do mundo em alimentação animal a ser reconhecido pelo Eurep (Euro-Retailer Produce Working Group), e o único do Brasil no que diz respeito à segurança de alimentos.
Primeira empresa a alcançar a certificação nível 3, a Seara Alimentos, com mais de 50 anos de mercado, afirma que produzir alimento seguro é o seu maior compromisso. De acordo com Cléver Ávila, diretor industrial da Seara Alimentos, com o cumprimento dos princípios de HACCP, das obrigações legais, da qualidade, dos controles, da rastreabilidade e do cuidado na produção de um alimento seguro e livre de contaminantes, a Seara evidencia seu comprometimento com a segurança alimentar. “Hoje, com as exigências do mercado e de seus clientes, a Seara demonstra que, com a Certificação com Equivalência Internacional em suas fábricas de rações, está apta a atender os mais altos padrões de qualidade, assim como as necessidades para a comercialização de produtos”, comenta.
Para Michelle Scalabrin, gerente de Garantia da Qualidade da Tortuga, além de proporcionar a todos os clientes a garantia da qualidade e segurança alimentar dos produtos, o certificado nível 3 do Programa Feed & Food demonstra mais uma vez o foco que a empresa tem no cliente. “Com o aumento das exportações, muitos procuraram a certificação EurepGap, mas para atender os requisitos desta norma, eles precisavam procurar alimentos certificados. Atender esta expectativa de nossos clientes foi a nossa grande motivação”. Fundada em 1954, a Tortuga é formada por capital 100% brasileiro.