Já está disponibilizada a 5ª edição do Compêndio Brasileiro de Alimentação Animal, importante guia para profissionais da indústria fornecedora de nutrição animal, equipamentos, análises laboratoriais e soluções tecnológicas. A obra é resultado da parceria do Sindirações com empresas associadas, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e diversos institutos de pesquisa de indiscutível credibilidade.
A produção do Compêndio Brasileiro de Alimentação Animal demandou quatro anos de coletas de dados, com destaque para a estreia dos capítulos: estatísticas (dados do setor e histórico); e probióticos e prebióticos como melhoradores de desempenho. Há ainda os tópicos: informações sobre legislação (lista dos regulamentos relativos ao setor); matérias-primas e ingredientes (guia de padronização atualizado); aditivos (referências técnicas, nomenclatura e legislação); métodos analíticos (versão atualizada, amostragem e validação de métodos); ensaio de proficiência (importância e como realizar o ensaio de proficiência); análise de risco (conceitos e exemplos); pegada hídrica na produção animal (cálculo da pegada hídrica); e dioxinas (revisão bibliográfica).
A obra tem como objetivo ser a fonte de consulta mais completa, uma vez que seu conteúdo atende todo o setor, além de servir como referência aos órgãos governamentais, instituições de pesquisa, acadêmicos, consultores independentes, estudantes e entusiastas em geral. “É grande a satisfação do Sindirações em continuar contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva, além de legitimar a importância da indústria de alimentação animal na garantia da segurança dos alimentos que servem o consumidor doméstico e os clientes internacionais”, ressalta Ariovado Zani, vice-presidente executivo do Sindirações.