Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sindirações participa de Fórum Regulatório Global

O encontro foi realizado nos dias 26 e 27 de janeiro, em Atlanta (EUA).

Redação (27/02/2009)- A harmonização dos programas de qualidade dos principais países produtores de rações e aditivos para animais deu seu primeiro passo na segunda edição do Feed Regulators Meeting, evento mundial mais importante para o setor. O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) esteve presente no evento, considerado o maior fórum regulatório do mundo. O encontro foi realizado nos dias 26 e 27 de janeiro, em Atlanta (EUA) e reuniu representantes da FAO/ONU, International Feed Industry Federation (IFIF), USDA, FDA/CVM, DG-Sanco e European Food Safety Authority.
 
Estiveram presentes os países de maior expressão na produção de ração animal e aditivos em todo o mundo. Estados Unidos, União Europeia, Canadá, México, China, Japão e Brasil apresentaram seus programas de qualidade. O diretor executivo do Sindirações, Ariovaldo Zanni, explica que o objetivo do evento é compartilhar os programas e engajar as autoridades oficiais dos governos a simplificar as regras para fomento do comércio internacional. “A regulamentação influencia nos aspectos econômicos e sociais. A conseqüência é formar um círculo virtuoso, se tratada com menor complexidade. Porém, se ela se mantiver rígida, pode formar um círculo vicioso e prejudicial”, afirma.

 
Feed Latina se reúne em Atlanta
 
No último dia 28 de janeiro, o Sindirações participou da 2ª reunião da Feed Latina, entidade criada no ano passado para representar interesses de países da América Latina produtores de rações e insumos. Várias multinacionais se tornaram filiadas, por considerar o trabalho de grande importância para o Brasil e o bloco latino-americano.
 
O trabalho da Feed Latina já começa a dar resultados, uma vez que a FAO/ONU, com sede regional em Santiago do Chile, manifestou interesse em desenvolver um projeto em conjunto com a Feed Latina, aplicável a todos os países participantes.