Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia nacional revoluciona a produção de frango de corte no Brasil

<p>Alimento deve ser administrado aos pintinhos já nas primeiras horas de vida.</p>

Redação (2702/07) – A empresa brasileira Poli-Nutri coloca no mercado um produto inovador e que acresce qualidade e quantidade à produção de frangos. Trata-se do alimento Primogen (in box) que, administrado logo nas primeiras horas de vida, amplia a vitalidade e estimula o sistema imunológico das aves. Ao apresentar o Primogen (in box), a Poli-Nutri preenche uma lacuna responsável por um incremento considerável de  melhoria na produtividade avícola.

Até recentemente, acreditava-se não ser necessário oferecer alimentação no período entre o nascimento e o alojamento das aves – processo cuja duração varia de duas a 24 horas. Mas o fato é que o jejum nestas primeiras horas de vida traz como riscos o aumento da mortalidade, a baixa da resistência e o retardo no desenvolvimento da mucosa intestinal, provocando menor eficiência na digestão e absorção dos nutrientes.

Testes realizados pela empresa Poli-Nutri comprovaram que a ingestão de Primogen (in box) logo após o nascimento garante o melhor desempenho de frangos de corte em comparação às aves que não receberam este alimento  completo.

Este avanço tecnológico  de uso prático e viável para o produtor, é certamente um passo a frente na melhoria da competitividade do frango brasileiro, frente aos demais concorrentes mundiais. Apesar das grandes barreiras comerciais, a cadeia produtiva brasileira evolui com base na tecnologia de produção.

Contrário ao mito de que a carne de frango não é saudável por possuir resíduos químicos, antibióticos, etc.., a mesma seguramente enquadra-se como produto de máxima segurança alimentar, além de ser um alimento extremamente saudável, nutritivo, e de preço acessível  para diversas classes. Sem dúvida, trata-se de um alimento protéico de demanda crescente pela população,

 "Somos a única empresa no mundo a disponibilizar para os criadores este produto pronto, na forma de um pelete triturado, uma nutrição neonatal que vai significar uma melhora em todos os fatores zootécnicos. Isto significa maior eficiência, produtividade e um animal mais saudável", diz Aldo Barbugli, gerente de vendas da Poli-Nutri. "É um exemplo do que a indústria brasileira tem feito pelos pecuaristas e pela população. A Nutrição do frango hoje no país possui alto nível tecnológico. O Brasil mais uma vez sai na frente fornecendo meios para que o mercado receba uma carne produzida de forma  mais eficiente, saudável e econômica", completa Barbugli.

Processo

Entre a fase de nascimento até o alojamento, as aves são classificadas, vacinadas, sexadas e alojadas em caixas para o transporte. O ideal seria que os pintinhos fossem imediatamente alojados nas granjas, o que raramente acontece, por vários detalhes, como a distância do incubatório até as granjas, a qualidade das estradas e dos veículos de entrega.

Este atraso no alojamento das aves após o nascimento pode ocasionar perda de peso, seja pelo  uso dos nutrientes do saco vitelino, pela desidratação ou pelas excreções digestivas e renais. O Primogen (in box) oferecido ao pintinho já na caixa de transporte comprovadamente supre todas as carências das primeiras horas de vida. É uma alimentação especial para esta importante fase da vida das aves, que já chegam às granjas nutridas.

Experimentos conduzidos nos campos experimentais da Poli-Nutri comprovam os benefícios desta tecnologia no tocante ao desenvolvimento do sistema imunológico das aves. Segundo André Vianna, gerente técnico de pesquisa e nutrição da Poli-Nutri, o fornecimento do Primogen (in box) provoca  aumento significativo no número de linfócitos (células de defesa), melhorando a resposta imunológica das aves.

Entre as vantagens de se alimentar os pintinhos logo após o nascimento estão a redução de lesões precoces na moela, proteção das mucosas gastro-intestinais, melhora significativa no status imunológico, na vitalidade e na uniformidade dos lotes.

Avaliações experimentais comprovaram cientificamente que aves que receberam Primogen (in box) na caixa de transporte, desde o incubatório, alimentaram-se normalmente durante o transporte, até a chegada nas granjas, lembra  Julio Flavio Neves,  diretor técnico de nutrição e produtos da Poli-Nutri Alimentos Ltda.

Poli-Nutri

Incluída entre as líderes do mercado de nutrição animal, com unidades fabris em Osasco (SP), Maringá (PR) e Eusébio (CE), o Grupo Poli-Nutri se orgulha de fazer parte da cadeia produtiva de alimentos no Brasil. Com 18 anos de sucesso no mercado, a empresa ocupa posição de destaque junto às atividades de avicultura, suinocultura, carcinicultura, piscicultura, bovinocultura, eqüinocultura, caprinocultura, ovinocultura e linha pet, entre outros.

Todas as formulações da Poli-Nutri consideram o pleno conhecimento das matérias-primas disponíveis e utilizadas pelo criador. Todos os produtos negociados pela empresa levam em conta a evolução genética dos animais, além de particularidades de cada sistema produtivo. O processo tem como objetivo comum oferecer alternativas e meios para a maior produção de carne, leite e ovos, de maneira mais racional e econômica.