Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Triticale pode ser a alternativa para a falta de milho na entressafra

O cereal, utilizado principalmente para a fabricação de ração animal, é uma alternativa para a escassez de milho na entressafra, que ocorre próximo do fim do ano.

Da Redação 19/05/01 09:40 – O agricultor que plantar triticale nesta safra de inverno pode conseguir bom preço na época da colheita, que acontece normalmente no mês de novembro, no Rio Grande do Sul. O cereal, utilizado principalmente para a fabricação de ração animal, é uma alternativa para a escassez de milho na entressafra, que ocorre próximo do fim do ano.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está disponibilizando semente da cultivar BRS 203, lançada no ano passado. A variedade destaca-se pelo potencial de rendimento de grãos e pela resistência a doenças como fusariose e manchas foliares.

A cultivar BRS 203 é indicada para cultivo nos Estados do Rio Grande do Sul (regiões tritícolas I, II, III, IV e V) e em Santa Catarina (todas as regiões). A cultivar é de ciclo precoce, resistente à debulha natural e ao crestamento; moderadamente resistente ao acamamento e moderadamente suscetível à germinação pré-colheita.

A lavoura de produção de semente básica da BRS 203 foi instalada no município de Seberi (RS), numa área de 65 hectares. De acordo com o gerente do Escritório de Negócios de Passo Fundo, Airton Lange, o rendimento obtido foi de 3.576 quilos por hectare, equivalente a 59,6 sacos por hectare, sendo superior aos materiais atualmente em cultivo.

Informações adicionais podem ser conseguidas no Escritório de Negócios de Passo Fundo da Embrapa Negócios Tecnológicos, pelo fone (54) 311.3666.