Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vagem, ervilha, tremoço: qual a melhor opção?

Cientistas australianos estudam a digestibilidade de algumas leguminosas para a nutrição de suínos.

Redação SI 29/09/2003 – 0h28 – Na nutrição de suínos em fase de crescimento, constantemente recorre-se ao uso de plantas leguminosas para se compor uma dieta adequada. Diante disso, um grupo de cientistas australianos desenvolveu uma pesquisa para determinar o potencial de digestibilidade de algumas leguminosas, tais como: ervilha, tremoço e vagem.

Experimentos demonstraram que vagens sem casca possuem um grau de digestão que supera em 20% o valor obtido através do uso do tremoço, no entanto, quando se compara o tremoço à vagem integral (com casca), ele garante uma digestão mais completa.

Cistina e Tirosina são os aminoácidos mais difíceis de serem digeridos, tanto na vagem integral, quanto na descascada. No caso do tremoço, as variedades diferentes do insumo demonstraram variações em relação à digestibilidade da Lisina (outro aminoácido), oscilando entre 81% a 88%.

Os cientisitas também comprovaram que os aminoácidos existentes nas espécies de ervilhas cultivadas na Austrália são menos digeríveis aos animais do que os encontrados nas espécies produzidas na Europa.

Com isso, chega-se à conclusão de que estudos sobre o grau de digestibilidade das várias opções de insumos para a nutrição de suínos podem fazer com que a atividade tenha uma nova gama de alternativas nutricionais para a obtenção de melhores resultados.