Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Zootecnista do Ano

<p>A zootecnista Célia Regina Orlandelli Carrer, recebeu o título de Zootecnista do Ano, durante a Zootec 2005.</p>

Da Redação 14/06/2005 – O Prêmio José Francisco Sanchotene Felice, foi entregue durante o X Congresso Nacional de Zootecnia/ZOOTEC 2005, realizado entre 24 e 27 de maio, em Campo Grande/MS. A Célia Regina Orlandelli Carrer é professora da FZEA/USP nos cursos de Zootecnia e Engenharia de Alimentos e professora convidada da Uniavestruz/FAAL.

Este prêmio é oferecido anualmente, desde 1997, a um Zootecnista que representa a categoria profissional, dada a sua dedicação e empenho em prol da Zootecnia brasileira. “Foi uma grata surpresa e fiquei muito feliz de receber o prêmio neste ano de 2005”, conta a Dr. Célia primeira mulher a receber esta honraria, que pela primeira vez foi entregue pelo próprio patrono, Sanchotene Felice, numa cerimônia emocionante. Sanchotene Felice foi homenageado por mais de mil profissionais e acadêmicos presentes ao Congresso e contou como teve que ultrapassar inúmeras barreiras e resistências para conseguir reunir diversos profissionais, como o Professor Octávio Domingues, que lutaram para propor e montar o primeiro curso de Zootecnia de nível superior no Brasil.

O prêmio “Zootecnista do Ano”, concedido pela ABZ (Associacão Brasileira de Zootecnistas) tradicionalmente no ZOOTEC, é a maior homenagem desta profissão no plano político-profissional e expressa o reconhecimento da categoria pelos serviços desenvolvidos pelo profissional que o recebe. O prêmio passou a ser chamado, este ano, de prêmio “Sanchotene Felice”, por indicação do Fórum de Entidades de Zootecnia realizado em 2004.

José Francisco Sanchotene Felice, 71 anos, patrono do prêmio, empreendedor e empresário, professor de economia e sociologia, político (foi deputado federal por vários anos) e atual prefeito de Uruguaiana, recebeu esta homenagem por ter sido o responsável direto pela implantação do primeiro curso de Zootecnia no Brasil, na PUC/Uruguaiana/RS, em 13 de maio de 1966. Hoje existem 72 cursos de Zootecnia no país, distribuídos em quase todos os estados com crescente demanda no mercado. Há que se registrar que a maioria dos cursos existentes são de escolas públicas e estão localizados no interior do país, junto à verdadeira força do agronegócio brasileiro no tocante à produção animal.