Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

A importância do marrom na casca do ovo

<p>A inclusão de Bacillus subtilis C-3102 na dieta das poedeiras ajuda a promover a coloração marrom dos ovos.</p>

Redação AI (11/05/07) – Nos últimos três anos, cientistas descobriram que o Bacillus subtilis C-3102, como um aditivo probiótico para a alimentação de galinhas poedeiras, ajuda a promover a coloração marrom da casca dos ovos, num período de um a 14 dias, dependendo da quantidade incluída na ração. Normalmente, ovos com uma coloração marrom mais forte são produzidos por aves mais jovens, com idade até um ano. Gradualmente, o marrom da casca dos ovos vai ficando mais claro, de acordo com a idade da poedeira.

No entanto, o clareamento das cascas também pode ser influenciado por fatores de estresse na produção como alta densidade, barulhos intensos no galpão, agentes terapêuticos e doenças como a Newcastle e a Bronquite Infecciosa.

Uniformidade e intensidade do marrom na casca dos ovos comerciais são importantes características para as vendas do produto no mercado, pois acredita-se que elas representam a sua qualidade e a sua segurança. Países como o Japão e a Coréia do Sul bonificam os preços das caixas de ovos marrons, cuja tonalidade se apresenta mais forte, entre as caixas de ovos marrons com tons mais claros.

Segundo estatístiscas mundiais, consumidores de Porto Rico (quase 100%), Reino Unido, Itália, Portugal, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e de países do sudeste da Ásia preferem os ovos marrons aos ovos brancos.