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Brasileiro consome pouco ovo

<p>Conceitos errados a respeito do produto, principalmente por conter colesterol, fazem com que o consumo, no Brasil, seja o mais baixo da América Latina.</p>

Redação AI 17/03/2005 – O brasileiro consome 123 ovos per capita por ano contra 373 ovos per capita anuais do Japão, 363 ovos per capita do México, 301 da China e 258 ovos per capita dos EUA. A meta brasileira é chegar aos 200 ovos per capita – índice preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), informou o presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Fumio Saito. Ele coordena o III Congresso de Produção, Consumo e Comercialização de Ovos, que se encerra hoje em São Paulo.

A avicultura brasileira de postura ocupa o sétimo lugar quanto ao volume de ovos produzido mundialmente. O setor movimenta US$ 2 bilhões anualmente no Brasil com produção de cerca de 16,4 bilhões de unidades por ano. Em 2005, deverão ser produzidos 18 bilhões de unidades.

Conceitos errados a respeito do ovo, principalmente por conter colesterol, fazem com que o consumo, no Brasil, seja o mais baixo da América Latina. De acordo com Saito, o ovo foi retirado, definitivamente, pelas pesquisas mais respeitadas do mundo no campo da cardiologia, dentre os vilões dos males do coração, por ser gerador do bom colesterol (HDL). ””””É preciso acabar com a idéia de que o ovo é vilão do colesterol. Isto já está sendo desmistificado””””, afirmou Saito.

Segundo ele, em relação ao fato do alimento ser considerado também o vilão da inflação é outra pecha que o ovo não merecia. ””””O pessoal de mercado observa a curtíssimo prazo. De dois meses para cá, o ovo teve um aumento substancial, mas se analisarmos um período mais longo vai se comprovar que o setor trabalhava no prejuízo. Como todos os produtos que apresentam oferta menor que demanda, o ovo é a bola da vez””””, justificou Fumio Saito.