Levar informação qualificada para o consumidor, esclarecer mitos e fomentar o consumo de ovos no Brasil são os principais objetivos da Semana do Ovo 2013, que começa nesta segunda-feira, dia 7 de outubro. A campanha é uma iniciativa do Instituto Ovos Brasil e da Novus com o apoio de representantes de todos os elos da cadeia produtiva, desde o produtor, passando pelas principais empresas do setor até o varejo.
Este projeto reúne uma série de ações simultâneas e coordenadas em vários Estados brasileiros para incentivar o consumo e esclarecer mitos. Degustação de omeletes em supermercados, academias de ginástica, divulgação de receitas, concursos de frases e fotografias de ovos, folder sobre os benefícios do ovo para a nutrição, realização de palestras para médicos, nutricionistas, crianças e adolescentes são algumas das ações desta semana. Para isso, os organizadores contam com a parceria do Grupo Pão de Açúcar, além de bares e restaurantes.
No ano passado, estas ações atingiram dois milhões de pessoas em todo país e aumentaram as vendas de ovos em até 30% no Grupo Pão de Açúcar. Para este ano, a expectativa é resultado ainda melhor, prevê o Diretor do Instituto Ovos Brasil e membro da comissão organizadora da campanha da Semana do Ovo 2013, José Roberto Bottura. “Devemos atingir um público ainda maior em função de novos parceiros que aderiram ao projeto neste ano”.
Consumo
Para isso, a Semana do Ovo representa hoje a maior mobilização da avicultura de postura hoje, apostando na informação qualificada e divulgação de pesquisas científicas que comprovam os benefícios deste alimento. “Promover o consumo de ovos é importante para melhorar a qualidade da alimentação do brasileiro. O ovo é considerado um alimento completo, rico em proteína, ele representa 20% das nossas necessidades diárias, além de ser rico em vitaminas e minerais com apenas 70 calorias, o equivalente a uma fruta média”, defende o Diretor do Instituto Ovos Brasil, Rogério Belzer.
Apesar de o Dia Mundial do ovo ser celebrado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro, esta campanha ganhou importância no Brasil e teve sua abrangência ampliada desde o ano passado, quando começou a comemoração da Semana do Ovo. A Semana do Ovo neste ano será de 7 a 11 de outubro, quando haverá uma maior concentração nas ações. Entretanto, o inicio da celebração será na última semana de setembro e suas ações serão estendidas ao longo de todo o mês de outubro. Outras informações sobre a Semana do Ovo podem ser encontradas no site www.diadoovo.com.br ou na página da campanha no Facebook www.facebook.com/semanadoovobrasil.
Apoio
A Semana do Ovo 2013 já tem a confirmação do patrocínio ouro das empresas Bayer, Novus, Merial e Ourofino Agronegócio. Na cota prata estão confirmadas DSM, Agroceres Multimix, Sanovo e Label Rouge. A Des-Vet confirmou uma cota de patrocínio bronze.O site Setor Avícola, o Portal e a Revista Feed & Food e portal de notícias e o jornal Mundo do Agronegócio são apoiadores do projeto como mídias parceiras.
No Canal Oficial da Semana do Ovo 2013 estão a Revista do Ovo, o Ovosite, a Revista do Avisite, o Avisite, a Revista Avicultura Industrial o site Avicultura Industrial, a Revista AveWorld, o site AveWorld, o jornal O Presente Rural, o site O Presente Rural, a Revista A Hora do Ovo, o site A Hora do Ovo, a Revista Agromais, o site Agromais e o Portal Agrolink.