Redação (12/12/06) – A pesquisa Produção da Pecuária Municipal 2005, divulgada nesta segunda-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que no ano passado, aumentaram a produção de frangos (7%) e de ovos.
A criação de frangos teve um aumento de 7% em relação a 2004 e atingiu no ano passado 812,5 milhões de unidades, enquanto a de galinhas chegou a 186,6 milhões, com variação marginal de 1% sobre 2004. Na avaliação dos técnicos do IBGE, essa variação pode indicar um desestímulo a reinvestimentos no setor, devido aos casos de gripe aviária em 2005.
São Paulo, Minas Gerais e Paraná são os maiores produtores de frangos e galinhas. O estado que mais produz frango de corte é o Paraná e Brasília (DF) foi destaque municipal entre os produtores de frango do país subiu da terceira para a primeira posição. Já a cidade de Bastos (SP) é a que mais produz galinhas, seguida por Santa Maria de Jetibá (ES), Itanhandu (MG) e Feira de Santana (BA).
A produção de ovos foi de 2,8 bilhões de dúzias e o crescimento ocorreu principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.