Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embalagens práticas e modernas

Avicultores devem se preocupar também com a divulgação de sua marca.

Redação AI 27/03/2003 – Como conseqüência de um trabalho em equipe e em resposta às novas exigências do mercado, a Paraibuna Embalagens está relançando o exclusivo estojo bi-plano para ovos. Este modelo possui um espaço maior para a impressão da marca do cliente. Além disso, tem especificações como mamela central – ponto de sustentação que permite maior resistência no empilhamento – aliada à trava que mantém o estojo no ângulo correto. As novidades não se resumem ao bi-plano. O tradicional estojo aberto também recebeu as mesmas melhorias. As embalagens agora possuem casulos com amortecedor de impacto – o que impede a quebra de ovos no empilhamento. Outra característica que facilita um transporte mais seguro é a acomodação em sistema espiral que propicia a fixação do ovo. Em 2002, a Paraibuna aperfeiçoou o sistema de fechamento, com dobradiças mais flexíveis e aba mais segura.

“Este é o grande salto de qualidade que demos; o mercado é muito ágil e competitivo e hoje nós conseguimos responder às novas necessidades com muita rapidez”, declara a gerente de vendas de Avicultura, Vera Trindade. Tanto é assim que, em poucos meses, a indústria lançará o estojo plano. O modelo é excelente para a divulgação da marca do cliente, pois permite um melhor aproveitamento das impressões interna e externa.

Para o supervisor de moldes, Paulo Sérgio Campos, o grande diferencial da Paraibuna é ser a única que possui o setor de Desenvolvimento de Moldes dentro da fábrica. Isto propicia uma completa interação com todos os setores, principalmente com o Comercial, que é mais envolvido com o cliente e o mercado. “É essa interação que permite agilidade na melhoria das embalagens e no lançamento de novos produtos”, declara Paulo.

Quando o pedido chega à área de produção, ele já passou por uma de suas fases mais importantes, o desenvolvimento da arte-final. Os designers que atuam na clicheria (que faz os clichês de impressão) criam os layouts segundo as exigências dos clientes. “Nós temos que pegar a idéia e criar um layout que seja adequado às suas expectativas”, afirma o designer Daniel Pinheiro. Para satisfazer o cliente, o desenho precisa ser feito em um curto espaço de tempo. “A nossa agilidade no desenvolvimento da arte é muito elogiada, o que é possível porque temos área de designer na empresa”, garante a gerente de vendas.

Recuperação e expansão de mercado

As melhorias nas embalagens são resultado da maior afinidade que existe entre todos os que compõem a equipe, que vai desde o vendedor, passando pela clicheria e moldes, até o empacotamento do produto. A Paraibuna já esta colhendo os benefícios gerados por essa nova postura de trabalho. “A recuperação e a expansão de mercado é visível. Voltamos a atuar em muitos pontos de venda, mas também estamos conquistando novos e importantes clientes”, destaca Vera Trindade. Como é o caso de redes de supermercados da região e outras que atuam em todo o país.

Seminários de Avicultura: incentivo ao consumo de ovos
Em 2002, a Paraibuna Embalagens esteve presente nas mais diversas regiões do Brasil, fortalecendo o segmento de avicultura de postura. A empresa promoveu nove Seminários de Avicultura, de norte a sul do país, com o apoio de profissionais especializados em zootecnia, veterinária, cardiologia e nutrição. Nestes eventos, que somaram um público estimado em duas mil pessoas (avicultores, médicos, nutricionistas, estudantes e donas de casa), a Paraibuna trabalhou firme na campanha Consuma Ovos sem Culpa.

Em conjunto com associações, instituições e cooperativas, os Seminários divulgaram os benefícios nutricionais dos ovos e contribuíram para uma mudança de mentalidade na população para o crescimento do setor.

Este ano, a indústria intensificará a campanha e os Seminários. “Não somos simplesmente fabricantes de embalagens, somos prestadores de serviços para os clientes. Em 2003, atuaremos mais diretamente com eles, auxiliando-os também com técnicas de marketing”, informa a gerente Vera Trindade.

Preservando o Meio Ambiente
Todas as embalagens para ovos produzidas pela Paraibuna Embalagens são feitas em polpa moldada. Do início ao fim, a produção é ecologicamente correta. Começando pela matéria-prima, composta por aparas de papel. Isto significa que são 100% biodegradáveis, recicladas e recicláveis, seguindo as exigências do mercado mundial que visa ao desenvolvimento sustentável.

A Paraibuna Embalagens produz soluções em proteção – embalagens recicladas, recicláveis e biodegradáveis e, com isso, evita o corte de mais de 1,5 milhão de árvores por ano. Está entre os 10 maiores fabricantes de papel e entre os três maiores fabricantes de embalagens de polpa moldada para ovos do país. É a primeira empresa mineira e a primeira no segmento de papéis a ser certificada com a ISO 9001: 2000 pelo BVQI. A Paraibuna fabrica papel, embalagens de papelão em diversos formatos e tamanhos, bobinas onduladas, bandejas e estojo para ovos e calços de polpa.