Pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, provaram que comer gema de ovo regularmente reduz a perda de visão. Segundo o estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, introduzir ovos na dieta alimentar auxilia no combate da degeneração macular da retina em pessoas com mais de 60 anos.
A degeneração macular relacionada à idade é uma condição médica que pode resultar na perda da vista no centro do campo de visão de uma pessoa. Tal condição dificulta ou torna impossível para uma pessoa ler ou reconhecer o rosto de outras pessoas. A degeneração macular relacionada à idade, como o nome sugere, geralmente afeta pessoas mais velhas.
A gema do ovo é rica em luteína e zeaxantina, nutrientes que promovem a produção de pigmentos visuais. O estudo de Massachusetts revelou que “o consumo de 2 ovos por dia representa, provavelmente, tudo o que é necessário para maximizar os níveis sanguíneos de luteína e zeaxantina”.
Um representante da universidade americana explicou que a pesquisa mostra uma ligação direta entre o aumento dos níveis sanguíneos de luteína e zeaxantina e o risco de degeneração macular relacionada à idade. Ele acredita que as gemas melhora a biodisponibilidade destes nutrientes que foram mostrados para reduzir o risco desta doença degenerativa da visão.
O estudo foi realizado durante um período de 5 meses, e incluiu 52 participantes, com idade média de 69 anos.