Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Opinião

Faca e o ovo nas mãos

No Dia Mundial do Ovo, o produtor de ovos e presidente do Natam, Cláudio Scarpa, divulga um texto especial sobre a produção de postura.

O dia do ovo, para nós produtores é comemorado todo santo dia sem exceções pois, afinal nossa abençoada galinha não nos dá folga.

Olhando para trás ( há 10/12 anos), muito pouco tempo,  vimos nossa avicultura de postura dando um salto extraordinário. 

Automatizações, granjas com milhões de aves, auditorias de supermercados,  pressões do SIF,  segurança do trabalho, licença ambiental, etc.  Foram muitas mudanças em pouco tempo na vida do produtor,  assim como a grande mudança econômica  em todo mundo e principalmente no Brasil.

Tudo isto acontecendo e muitos  de nós produtores brasileiros, ainda com a cabeça nos anos 80.

-“ … tem que diminuir o plantel de pintainhas…”
-“… deixa o vizinho descartar suas aves velhas que vai faltar ovo daqui há pouco…”

Com toda esta mudança acontecendo e com perspectivas de um crescimento fantástico na população mundial, logicamente que o mundo vai precisar a cada dia de muito alimento.  Estamos com a faca e o queijo(ovo) na mão. 
Uma simples e rápida conta:

* Consumo de 130 ovos. Este é o número de ovos consumido atualmente pelo brasileiro ao ano. 

Considerando que somos 180.000.000 (cento e oitenta milhões): 65.000.000 de cxs de 30 dzs é o consumo de ovos durante o ano no Brasil hoje em dia.

Toda nossa produção é consumida aqui no Brasil.  Imaginem se nossa exportação fosse expressiva.

Continuando a nossa conta:

* Aumentando 20 ovos por pessoa serão mais 10.000.000 (dez milhões) de caixas de 30 dzs  consumidas no ano.  Quase 1.000.000 (um milhão) de caixas consumidas a mais ao mês!

Sendo assim, os produtores dos anos 80, precisam e devem modernizar suas idéias, frente às grandes mudanças ocorridas nos últimos anos.  Não cabem mais em nosso mercado idéias ultrapassadas.  Temos ao nosso dispor pessoas competentes que podem nos ajudar a ser melhores.

Atenção produtores: estamos em 2011, um novo século, uma nova realidade.

Vamos pensar nestes 20 ovos (por enquanto).  Mas vamos pensar rápido.  Não é para hoje.  É para “ontem”.

O Instituto Ovos Brasil tem demonstrado que isto é possível.  Mesmo que atualmente a participação dos produtores seja  irrisória, a Ovos Brasil está mostrando que é possível sim virar o jogo.  Lembram que ovo era o vilão e hoje já é considerado mocinho ?

– “…não vou pagar porque vai beneficiar o outro…”

 -“… não vou pagar porque o outro não paga…”

CHEGA, BASTA! A FACA E O OVO ESTÃO EM NOSSAS MÃOS!

Texto do produtor de ovos e presidente do Núcleo dos Avicultores das Terras Altas da Mantiqueira (Natam), Cláudio Scarpa. “Que cada ovo produzido seja sempre comemorado e não lamentado pelos próprios produtores”.