Criadores de frangos de linhagem caipira receberam capacitação da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e da Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores Rurais (Coopraçu) de Minaçu, no Norte de Goiás. Aves e ovos têm destino certo: a alimentação de estudantes do programa da merenda escolar do governo federal.
Os cursos foram ministrados no assentamento Dois de Junho e contaram com a participação de dez representantes de famílias dos assentamentos, descentes dos calungas em sua quase totalidade. A maioria dos participantes é associada à Coopraçu. Novos contratos para comercialização da produção de frangos e ovos de linhagem caipira estão sendo preparados.
De acordo com Pedro Dirson Mesquita, da unidade local da Emater de Minaçu, as possibilidades de novos negócios se ampliam com os novos conhecimentos proporcionados pelos cursos.
Mesquita observa que os frangos com 90 dias já podem ser ofertados ao mercado. As galinhas de postura levam quatro meses. “Um bom negócio, portanto”, sinaliza o técnico da Emater.