Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Instrução Normativa n° 36 é tema de reunião na Ubabef com produtores de ovos

Outro tema tratado na reunião foi o Plano Nacional de Prevenção à Influenza Aviária e Doença de Newcastle, coordenado pelo Ministério.

Instrução Normativa n° 36 é tema de reunião na Ubabef com produtores de ovos

O diretor de Produção e técnico científico da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Ariel Antônio Mendes, coordenou hoje (21) um encontro entre técnicos e empresários dos setores de aves e ovos, durante reunião conjunta das Câmaras de Sanidade e Produção e de Ovos e Ovo-Produto da UBABEF.  A reunião aconteceu durante a tarde na sede da entidade, em São Paulo (SP).

O tema principal foi a aplicação da Instrução Normativa n° 36, publicada em dezembro de 2012, que trata dos novos parâmetros para as estruturas e o registro de granjas avícolas brasileiras. O coordenador do Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Bruno Pessamílio, participou do encontro.

“O principal objetivo foi alinhar interpretações e esclarecer dúvidas dos produtores com relação à nova norma, que veio para desburocratizar e agilizar os processos de registro das granjas brasileiras”, explica Mendes.

Outro tema tratado na reunião foi o Plano Nacional de Prevenção à Influenza Aviária e Doença de Newcastle, coordenado pelo Ministério.  Na oportunidade, houve manifestações por parte dos empresários com relação à necessidade do aumento de ações para evitar problemas sanitários no plantel brasileiro.

“Temos pela frente uma série de eventos internacionais que atrairão estrangeiros, inclusive, de países onde foram registrados focos de Influenza Aviária. Por esse motivo, faremos uma ação preventiva especial já a partir da Copa das Confederações, restringindo visitas às granjas avícolas de todo o país. No mesmo sentido, o Ministério informou que reforçará a fiscalização nos portos, aeroportos e postos de fronteira”, destaca Mendes.

Integração – Na parte da manhã, representantes da cadeia integradora da avicultura participaram da reunião da Câmara dos Integrados da UBABEF.  Durante a reunião, foi debatida a necessidade da instalação de um marco legal que regulamente as relações entre agroindústrias e produtores integrados. 

“O estabelecimento de uma legislação sobre o tema é uma bandeira da UBABEF defendida pelos dois lados, para que ambos tenham segurança jurídica nesse modelo de trabalho, que é a base do setor avícola nacional”, destaca o presidente executivo da UBABEF, Francisco Turra.