Redação AI (16/03/06) Na noite de 14 de março foi aberta a quarta edição do Congresso de Produção, Comercialização e Consumo de Ovos, promovido pela Associação Paulista de Avicultura (APA), no hotel Vitória, em Indaiatuba (SP). Várias autoridades do setor avícola estiveram presentes para a cerimônia.
O primeiro a falar foi o zootecnista Pedro Alves de Souza, coordenador Técnico do Congresso. Ele desejou que as expectativas de todos fossem superadas e que o evento fosse um sucesso, e claro, agradeceu as pessoas presentes. Em seguida, Zoé Silveira DAvila, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), abriu seu depoimento falando da importância da união do setor para descobrir uma maneira de convencer a dona-de-casa que o ovo é um alimento saudável e não um indicador pesado de colesterol.
Francisco Sérgio F. Jardim, representante da secretaria da agricultura de SP, José Flávio Mohalenn, presidente da Apinco e Granja Planalto e Erico A. Pozzer, presidente da APA. |
Francisco Sérgio Ferreira Jardim, representante da Secretaria da Agricultura de São Paulo, colocou o governo a serviço da organização para ajudar no que for necessário. Logo após, José Alberto Almeida Filho, que representou o governador paulista Geraldo Alckmin, falou dos triunfos da avicultura de postura no Estado e disse ser necessário o estímulo ao consumo. Destacou também o trabalho da Câmara Setorial de Aves e Ovos, que ajuda e estimula o desenvolvimento e a manutenção do plantel avícola.
Para finalizar a cerimônia de abertura, o presidente da APA, Erico Antonio Pozzer, destacou os avanços positivos da avicultura em parceria com o governo federal e estadual e também com a iniciativa privada. Graças à parceria, foi possível melhorar as condições sanitárias, contratar mais veterinários e técnicos, e fazer o cadastramento das granjas
Influenza Aviária
Todos os participantes destacaram em seus discursos o problema da Influenza Aviária, afirmando que a doença é grave, mas que o Brasil está se preparando adequadamente para os acontecimentos mundiais.
Erico Pozzer criticou a imprensa, comentando sobre a cobertura exagerada sobre a doença e afirmando que o Brasil está prevenido e para uma possível chegada da doença, diferente do que tem sido divulgado. Aliviado, ele diz que a imprensa está mudando a tendência de divulgação dos fatos.
Coquetel de abertura com os convidados do evento que reuniu cerca de 150 pessoas no primeiro dia. |
Após a apresentação, Ozler Desouzart, consultor avícola, fez a primeira palestra do evento. E, para finalizar a noite, foi oferecido a todos os convidados um coquetel no restaurante do hotel.