Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

OVOS

Oferta se ajusta à demanda e sustenta cotações de ovos no mercado

Cotações deste produto permaneceram praticamente inalteradas na maioria das praças monitoradas, graças a uma oferta que se ajustou de maneira eficiente à demanda

Oferta se ajusta à demanda e sustenta cotações de ovos no mercado

A estabilidade no mercado de ovos tem sido a tônica dos últimos dias, surpreendendo aqueles que esperavam quedas típicas para o início da segunda quinzena de outubro. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as cotações deste produto permaneceram praticamente inalteradas na maioria das praças monitoradas, graças a uma oferta que se ajustou de maneira eficiente à demanda.

Normalmente, nessa época do mês, os preços dos ovos costumam enfraquecer, mas, desta vez, o cenário foi diferente. A produção de ovos, após alguns descartes de animais, está controlada e em sintonia com a demanda do mercado. Isso tem sustentado os valores e evitado quedas significativas nas cotações.

Entre os dias 13 e 19 de outubro, o preço da caixa contendo 30 dúzias de ovos brancos do tipo extra, disponível para retirada em Bastos, São Paulo, apresentou um ligeiro aumento de 0,3%. No dia 19 de outubro, o preço atingiu R$ 151,74, demonstrando uma tendência positiva. Por outro lado, os ovos vermelhos negociados na mesma região tiveram uma leve redução de 0,1%, chegando a R$ 170,42 por caixa no mesmo período.

Esse equilíbrio entre oferta e demanda, juntamente com a capacidade de adaptação dos produtores de ovos, tem sido crucial para manter a estabilidade dos preços. A situação atual do mercado demonstra que a produção de ovos está sendo gerenciada com eficiência, permitindo que os consumidores e os produtores de ovos continuem a desfrutar de um mercado relativamente estável.