Redação AI 10/03/2004 – 13h30 – Valiosa fonte de proteínas, com mais de 50% de vitamina B2 e rico em vitamina E, o ovo é importante e básico elemento nas novas dietas das proteínas para emagrecimento, recomendadas pelo médicos especialistas americanos Robert Atkins e Arthur Agatston.
Segundo Atkins e Agatston, o ovo é um dos alimentos com maior quantidade de proteínas, capaz de suprir deficiências orgânicas, normalmente provocadas pelas dietas de emagrecimento.
As dietas de proteínas dos dois médicos recomendam ingestão de grandes quantidades de ovos, fato que anima os produtores do setor avícola. “Existe uma tendência mundial de elevação do consumo de ovos, inclusive em razão das descobertas relativas ao colesterol e às dietas de proteínas. No Brasil, o consumo médio individual em 1998 era de 80 ovos. Em 2003 passou para 93 unidades”, comemora José Carlos Teixeira, diretor-executivo da Associação Paulista de Avicultura (APA).
Peso
As receitas das dietas de Atkins e Agatston visam justamente minimizar um dos efeitos colaterais do excesso de peso, que é a deterioração da capacidade do hormônio insulina de processar combustível ou seja, as gorduras e açúcares de forma adequada.
As dietas de proteínas dos americanos sugerem a eliminação dos carboidratos (pão, batata, massas, arroz, bolos, biscoitos e açúcar) – seja parcialmente ou radicalmente por um período para evitar que o organismo tenha resistência à insulina, armazenando mais gordura do que deveria, sobretudo na região do abdômen. Assim, o ovo nessas dietas exerce efeito favorável sobre o equilíbrio do colesterol bom e ruim do organismo. A gema contém vitamina E, importante antioxidante que ajuda a prevenir o câncer e as doenças cardíacas, segundo Agatston, no seu livro A Dieta de South Beach.
Ao eliminar o consumo dos carboidratos, a resistência à insulina começa a diminuir sozinha. O peso diminui com razoável rapidez e o próprio desejo de comer carboidratos desaparece depois que seu consumo é eliminado. Além disso, a menor ingestão de carboidratos processados melhora a química do sangue, resultando na diminuição dos níveis de triglicerídes e de colesterol.
A APA pretende organizar e realizar novas iniciativas, visando promover e defender o setor de avicultura no país. Recentemente, a APA doou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) 12 mil toneladas de frangos e 3.900 dúzias de ovos, que foram entregues em favelas situadas nas regiões carentes da Zona Sul da Grande São Paulo.