Redação AI 14/03/2005 – Dados do Instituto Latinoamericano del Huevo (ILH) revelam que nos últimos 10 anos a Colômbia aumentou 41% o consumo de ovos, com média de 164 unidades per capita/ano. A Argentina, que em 2001 consumiu 148 ovos per capita, em 2004 passou a consumir 164 ovos per capita. No Peru o consumo de ovos nos últimos cinco anos foi de 95 para 120 ovos por pessoa. Diante do aumento de consumo os países da América do Sul decidiram unir as forças para trocar as experiências e informações que incrementam a propagação do consumo do ovo.
A nutricionista argentina e membro do comitê executivo do ILH, Sônia Di Marino, apresentará durante o III Congresso de Produção, Consumo e Comercialização de Ovos, que será realizado nos dias 16 e 17 março em Indaiatuba, São Paulo, as estratégias de marketing dos países latinos focadas em aumentar o consumo do ovo. O objetivo é aprsentar o ovo como um alimento nutritivo, econômico e de fácil preparo.
Di Marino comentará em sua apresentação que mesmo tendo um aumento no consumo de ovos nos países latinos, estes ainda sofrem com o alto índice de desnutrição. O foco da apresentação é agregar cada vez mais o ovo, um alimento rico em proteínas, nos cardápios de toda população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ovo é um alimento de proteína padrão e de fácil digestão.
“Além disso, é fonte de vitaminas do Complexo B (a mais importante é a B 12) e possui vitaminas lipossolúveis e minerais que enriquecem qualquer tipo ou refeição. Justamente por isso precisamos reverter a imagem de vilão do ovo”, declara Sônia.
As inscrições para o III Congresso de Produção, Consumo e Comercialização de Ovos podem ser feitas no site www.apa.com.br e são abertas a empresas, estudantes, entidades e profissionais do setor.