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Ovos brasileiros ganham destaque no mercado internacional

Setor de ovos industrializados busca alternativas para impulsionar ainda mais sua participação nas exportações e investe nos setores de pet food e nutrição esportiva

Ovos brasileiros ganham destaque no mercado internacional

As exportações brasileiras de ovos têm alcançado patamares significativos. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o valor exportado atingiu U$ 1,725 milhão, representando crescimento de 26,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, que foi de 1,363 milhão. Esses números indicam um momento promissor para a internacionalização do produto.

Enquanto os ovos in natura representam cerca de 60% do total de exportações, os ovos industrializados têm ganhado cada vez mais destaque.

Essa categoria abrange os ovos líquidos, em pó ou desidratados, que são amplamente utilizados na fabricação de alimentos processados.

O crescimento nas exportações da proteína processada reflete não apenas a demanda internacional por esses produtos, mas também a capacidade da indústria brasileira de atender aos padrões de qualidade e segurança alimentar exigidos pelos mercados internacionais.

Com isso, o Brasil se consolida como importante fornecedor global de ovos industrializados, conquistando cada vez mais espaço e oportunidades no mercado internacional.

A industrialização de ovos no Brasil teve início nos anos de 1970 com as primeiras fábricas de pasteurização de ovo líquido no estado de São Paulo. Em meados dos anos de 1980 começou a fabricação de ovo em pó, utilizando-se para isso equipamentos (spray dryers) destinados à secagem de leite e café. Atualmente existem fábricas de pasteurização de ovo líquido em todas as regiões do país. 

Para Felipe Fabbri, zootecnista e analista de mercado da Scot Consultoria, o crescimento do consumo de produtos industrializados no país está diretamente ligado ao aumento das necessidades do mercado. “O ovo industrializado é um importante aliado nas indústrias de maionese, massas, chocolate, sorvete, confeitaria, panificação, fast food, bebidas, nutrição esportiva, cosméticos, pet food, fármacos e outros.

Não há como destacarmos um segmento-chave nesse processo. Há um somatório de fatores que condicionaram o crescimento de todos os setores citados e, juntos, acabaram impulsionando a industrialização nacional de ovos”, informa.

Confira a matéria completa na Edição 1327 da Revista Avicultura Industrial