Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Ovos com certificação sanitária

Entreposto de ovos que alavanca setor avícola no Amazonas recebe Selo de Inspeção Estadual (SIE) garantindo maior segurança alimentar ao consumidor.

Ovos com certificação sanitária

Alavancando o setor da avicultura no Amazonas e garantindo ao consumidor amazonense maior segurança alimentar, foi entregue ontem (09), o Selo de Inspeção Estadual (SIE) nº040 para o Entreposto de ovos localizado na Fazenda São Pedro.

No evento, estiveram presentes autoridades do setor primário como a secretária-executiva da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Tanara Lauschner, o superintendente federal regional de agricultura, Ferdinando Barreto, o diretor-presidente da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), Sérgio Muniz, o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (ADS), Valdelino Cavalcante e o diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam), José Ramonilson.

O SIE é um serviço entregue pela Codesav, órgão vinculado a Sepror que é responsável pela fiscalização de produtos de origem animal e vegetal no Amazonas. A empresa certificada pelo SIE garante a população qualidade, circulação e venda segura dos produtos.

De acordo com o diretor-presidente da Codesav, Sérgio Muniz, para receber o SIE, a indústria passa por muitas etapas. “O acompanhamento começa antes mesmo que o primeiro tijolo seja colocado sobre o solo, passa, inclusive, pela escolha do terreno, que deve ter uma localização adequada para a construção das instalações”, explica Sérgio. “A Fazenda São Pedro está atendendo a todas as exigências”, afirma.

A Fazenda São Pedro emprega diretamente 550 funcionários, destes, 50 trabalham diretamente com o entreposto de ovos. “Infelizmente, a burocracia dificulta o crescimento do produtor rural e de empresários do segmento. Hoje estamos dando um novo passo na avicultura do Estado”, disse Francisco Helder, proprietário do lugar.

Para o empresário, Luiz Mário Peixoto, a entrada de ovos de outros Estados não é necessária. “Conseguimos atender à demanda local. Com o SIE estamos incentivando outras empresas se legalizarem e com isso combater a concorrência que vem de fora do Amazonas. O SIE nos torna mais competitivos no mercado”, destaca.