Os ovos podem ser de cor branca ou castanha em função da raça da galinha que os põe. Porém, esta característica não influencia a qualidade ou o valor nutritivo.
Existem ainda alguns estigmas que defendem que os ovos caseiros são melhores que os de aviário, embora nada o prove cientificamente. É preciso compreender também que os ovos caseiros não são sujeitos a um controlo de qualidade
ou higiene, o que em nada favorece a sua qualidade.
Quando comprar ovos deve escolher os que têm a casca intacta e completamente limpa, sem muitas manchas que lembram “bolhinhas”. Também nunca os deve lavar pois destruirá a camada que os protege das bactérias. Devem ser guardado sempre na geladeira com a parte mais pontiaguda voltada para baixo.
Veja se os ovos são frescos:
Comece por colocá-lo dentro de um copo com uma solução de água e sal. Se o ovo for fresco irá até ao fundo; se ficar a meio do recipiente significa que tem cerca de 4 ou 5 dias; se flutuar na água é sinal que já é muito velho e portanto não deve ser consumido.
Outro método habitualmente utilizado consiste em colocar o ovo junto de uma luz por forma a observar a câmara de ar situada na parte mais arredondada do ovo. Quanto maior for a câmara de ar menos fresco será o ovo.
Como saber se um ovo está ou não estragado:
1. Encha um copo ou uma tigela com água. 2. Coloque cuidadosamente o ovo dentro do recipiente – se o ovo for ao fundo, está bom (fresco); se, pelo contrário, o ovo vier à superfície, então não está próprio para consumo.
Como separar as gemas das claras:
1. Tenha 3 tigelas disponíveis, pois se uma é para as gemas e outra para as claras, deve ter uma terceira onde faz a separação, pois se um dos ovos estiver estragado, pode deitá-lo fora, sem estragar os outros que já tinha separado.
2. Passe os ovos inteiros por água fria e seque-os. Segure as duas extremidades do ovo com as pontas dos dedos e dê um golpe seco (nem muito forte, nem muito fraco), com o centro do ovo, na borda da tigela. O ovo abre ligeiramente e,
com a ajuda da outra mão, separe as duas metades da casca, certificando-se de a gema fica numa das metades da casca, enquanto que a gema escorre para dentro da tigela. Vá passando a gema de uma metade da casca para a outra, com cuidado para não desfazer a gema. Quando já não tiver clara junto à gema, coloque a gema numa das outras tigelas e a clara na outra. Repita esta operação quantas vezes for necessário.