Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde

Ovos viram receitas saborosas nas escolas da do Paraná

A primeira remessa foi entregue às escolas das regiões dos Campos Gerais,<br /> Sudoeste, Centro Sul, Metropolitana de Curitiba e na Capital

O cardápio da merenda servida diariamente para um milhão de alunos das escolas estaduais foi reforçado com a inclusão de ovos nas receitas. O Governo do Estado entregou mais de 1,4 milhão de dúzias de ovos às escolas e também receituários produzidos por nutricionistas da Secretaria de Estado da Educação para auxiliar os cozinheiros na elaboração dos pratos.

Os manuais trazem orientações de manuseio, cuidados com a higiene, sugestões de preparo e informações sobre armazenamento. Entre as receitas sugeridas estão preparações saborosas e práticas, como torta de legumes, omelete, ovos de forno.

A primeira remessa foi entregue às escolas das regiões dos Campos Gerais, Sudoeste, Centro Sul, Metropolitana de Curitiba e na Capital. As escolas das demais regiões receberão o produto gradativamente.

A nutricionista Fernanda Brzezinski, da Secretaria de Estado da Educação, explica que os ovos são ricos em vitaminas A, D, E, K e B12, proteínas e importantes nutrientes como ferro, potássio, zinco. “Além disso, o ovo pode ser utilizado de forma versátil nas receitas”, disse Fernanda, que supervisionou a elaboração do manual.

Novas Receitas 

Para a cozinheira Cleusa Almeida Souza, os ovos contribuem para manter a variedade dos pratos servidos diariamente aos 147 alunos que estudam em regime de internato no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

“São adolescentes com bastante energia que precisam de uma alimentação variada e reforçada. Por isso pensamos sempre em alimentos mais nutritivos”, disse Cleusa, que trabalha no CEEP há quatro anos.

O colégio conta com sete cozinheiras, divididas em dois turnos de trabalho, e uma profissional que prepara os cardápios, sempre com a consulta prévia às chefes da cozinha. O colégio atende mais de 400 alunos, dos quais 147 permanecem em regime de internato.

Para que os alunos tenham uma alimentação nutritiva e balanceada as cozinheiras capricham na elaboração dos pratos, que variam entre macarrão ao molho, macarrão com maionese, arroz, feijão, carnes, tortas doces e salgadas, bolos.

Nesta terça-feira (31/05) o almoço servido no colégio teve arroz, feijão branco, purê de batata, farofa, salada de tomate e rabanete e uma novidade: omelete de forno, que leva ovos, cheiro-verde, tomate, cebola, trigo e fermento. Para acompanhar, suco de laranja com acerola. “A merenda é bem variada, o que é muito bom. Além disso, os alimentos não contêm agrotóxicos, alguns são da nossa horta, o que torna a refeição mais atraente”, contou a aluna Cleissy Ribeiro Batista, 18 anos, do 3° ano, do curso técnico em Agropecuária.

São servidas seis refeições diárias para os alunos que moram na escola. “Todo dia tem bastante variedade, saladas, arroz, feijão, carnes, cereais. Achei muito bom acrescentar o ovo porque permite variar ainda mais”, disse Kathyn Lima Stal, 14 anos, matriculada no 1° ano do curso de Agropecuária.

O diretor do colégio, Edson Blum, afirma que alimentação adequada resulta no bom rendimento e aproveitamento escolar dos estudantes. “Como é grande número de alunos que moram na escola é preciso oferecer um cardápio diversificado para que eles estejam bem alimentados e preparados para a rotina de estudos, que é bem puxada”, disse o diretor.