Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Preço do ovo vermelho deve cair na região de Ribeirão Preto (SP)

Recuo no valor é esperado nos próximos dias.

Preço do ovo vermelho deve cair na região de Ribeirão Preto (SP)

A oferta de ovos vermelhos deverá crescer, o que ajudará a reduzir os preços também no varejo (Foto: Weber Sian / A Cidade)Com a maior alta do setor nos últimos anos, os preços dos ovos tipo Extra vermelhos devem se estabilizar com o aumento da oferta nos próximos meses.

Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, o preço atual do ovo branco foi cotado no início do mês 2,3% inferior ao preço referente ao ano passado no mesmo período, na contramão, o ovo vermelho foi cotado 2% mais alto.

A analista da Cepea, Camila Ortelan, explica que a produção proporcional de ovos vermelhos já é menor do que a de ovos brancos e que o calor intenso, somado a problemas sanitários fez com que os produtores perdessem galinhas e isso afetou a oferta do produto.

Em março, a diferença do produto chegou a R$ 20 entre o ovo vermelho e branco, a diferença foi a maior já praticada em caixas de 30 dúzias.

“O estímulo do consumo por conta das festas juninas e julinas pode limitar a elevação do preço de mercado”, explica Camila.

De acordo com a especialista, o preço do ovo vermelho pode continuar em queda e, a partir do momento em que a oferta aumentar os preços devem se estabilizar. 

A obra tem impacto significado para a economia do Estado. Hoje, cortes de carne congelada, vindos do Oeste, são o principal produto de exportação do Complexo Portuário do Itajaí-Açu — os terminais movimentam cerca de 10 mil contêineres por mês. Com a melhoria no transporte, essas cargas chegariam a custo menores. A proposta também inclui a operação de um trem com velocidade de até 80 quilômetros por hora, o que reduziria o custo das cadeias produtivas entre 30% e 50%.